Aula inaugural da ENSP debate insegurança alimentar nesta segunda-feira (12/3)

No Informe Ensp

“Metade da humanidade não come; a outra metade não dorme, com medo da que não come”. Foi com essas palavras certeiras que o médico, geógrafo, nutrólogo e pensador brasileiro Josué de Castro começou a chamar a atenção do Brasil e do mundo para uma de nossas grandes mazelas: com uma das mais pujantes agriculturas do planeta, éramos um país faminto. A aguerrida e longa luta de nomes como Josué, Betinho, entre outros, e a lenta institucionalização de políticas de combate à fome fez com que, há pouco tempo, o Brasil saísse pela primeira vez do Mapa da Fome da ONU.

Mas cientistas que trabalham sobre os muitos aspectos desse tema estão em alerta. O rápido desmonte de políticas sociais do atual governo e a crise econômica vem solapando as poucas conquistas efetuadas nesse campo e o Brasil pode voltar para esse ranking vergonhoso. Diante da urgência de um tema como esse – afinal, como disse o Betinho, quem tem fome tem pressa – a ENSP traz para a mesa de sua aula inaugural o tema da fome.

Para debater o assunto foram convidados Ana Maria de Castro, socióloga do IFICS/UFRJ e filha de Josué de Castro, Chico Menezes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), Daniel Carvalho de Souza, filho de Betinho que dá continuidade a seu trabalho na Ação da Cidadania e Maria Emília Pacheco, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). Também participarão do evento os produtores da Feira Agroecológica Josué de Castro, que é realizada quinzenalmente na ENSP e neste dia estará em atividade, em nosso pátio, em caráter especial.

Serviço:

Aula Inaugural do ano Letivo da ENSP
Dia: 12/3/2018
Hora: 13h
Local: Auditório Térreo da ENSP
Rua Leopoldo Bulhões, nº 1480 – Manguinhos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três + 9 =