Em MG, atingidos tem conquista histórica

Com a presença majoritária de mulheres atingidas por barragens, em Minas Gerais, foi celebrada neste dia (8) de março uma conquista histórica para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

No MAB

Foi assinado, no Palácio da Liberdade, na presença do governador Fernando Pimentel, o termo de cooperação técnica para execução do projeto veredas sol e lares, proposta apresentada pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social-AEDAS e consagrada vencedora do chamamento público n° 01/2017 da CEMIG/ANEEL.

Para o MAB, que atuou em conjunto com a AEDAS na elaboração da proposta, este é um embrião do projeto energético popular. O método é promover a geração de energia, com participação popular, apropriação social dos resultados gerados e indução do desenvolvimento regional. A proposta poderá beneficiar diretamente 1.250 famílias inseridas em 21 municípios do seminário mineiro e propõe a hibridização da geração de energia da PCH Santa Marta, por meio da instalação de uma usina solar fotovoltaica flutuantes no reservatório da barragem.

Foto: Manoel Marques/Imprensa MG

Os atingidos serão protagonistas em todo o processo de execução do projeto, contando com a cooperação técnica da AEDAS, CEMIG, Axxion, EFFICIENTIA e da PUC-Minas.“Foi com muita luta que tivemos essa conquista. Concorremos a um edital, como qualquer outra instituição, e conseguimos. Queremos que em nossa região, no semiárido, não tenhamos nenhuma família sem energia. E por meio desse projeto começamos a construir o projeto energético popular. Esperamos que seja exemplo para o Brasil”, declarou Aline Ruas, da coordenação estadual do MAB. Mulheres em lutaAs mulheres do MAB estiveram presentes na cerimônia.

Foram 350 mulheres que entraram em marcha no Palácio da Liberdade com palavras de ordem “Mulheres, Água e Energia Não São Mercadoria”. Elas representaram todos os atingidos de Minas Gerais que lutam pelas águas e pela conquista de direitos.

As atingidas estão em jornada de lutas desde o dia 6 de março, quando houve uma mesa de negociação com o governo de Minas Gerais. “Esse convênio assinado hoje é um importante passo do papel do Estado na garantia do direito das atingidas! Mas ainda falta muito. Continuaremos lutando até que todos os nossos direitos sejam garantidos”, comenta Aline Ruas.

Nos dias 7 e 8 de março elas ajudaram a construir as atividades do Dia Internacional da Mulher, organizado pela Frente Brasil Popular.

Fotos: Manoel Marques/Imprensa MG.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × 5 =