PA – Pesquisador Raoni Valle sofre atentado

Jan Theophilo, Jornal do Brasil

Na última sexta-feira à noite, o documentarista, arqueólogo e militante da causa indígena Raoni Valle sofreu um atentado na varanda de sua casa, em Alter do Chão, no Pará. Dois homens se aproximaram portando espingardas calibre 16 de cano serrado.

Para sorte de Raoni, eram sicários de meia tigela. O primeiro disparou, mas o cartucho explodiu dentro da arma. Raoni se atracou com o segundo que atirou sem acertar. Seus gritos alertaram moradores e a dupla fugiu.

Professor-doutor da UFPA, Raoni Valle tem feito significativas contribuições ao avanço do conhecimento arqueológico da Amazônia Brasil, notadamente no campo das pinturas rupestres. É responsável por documentários  sobre a questão indígena brasileira. Somente um deles, “Figueira do Inferno”, levantou mais de uma dúzia de prêmios de melhor documentário em 2004.

No mesmo dia do atentado ele fez as malas e partiu rumo a destino incerto e ignorado. Ele está convencido de que o ocorrido tem relação direta com sua defesa dos índios Mundukuru contra desmandos de Belo Monte, e agora teme pela vida e a preservação do emprego na universidade.

Foto: Leonel de Castro/Global Imagens.

Comments (2)

  1. Li mensagem como se fosse redigida pelo Raoni desmentindo esta notícia. Alguém sabe de algo? ele teria dito que foi um assalto comum

  2. Meu apoio e solidariedade ao colega e militante Raoni Valle que tem feito uma exemplar pesquisa na região amazônica, mas sobretudo um trabalho verdadeiramente social junto aos índios Mundukuru e os direitos humanos se posicionando de forma corajosa; o que se espera de profissionais que atuam nas áreas sociais e humanas. Este atentado é mais uma mostra dos tempos perigosos que estamos atravessando onde pessoas de bem estão sendo aniquiladas simplesmente por lutarem por justiça social e ambiental. Estarei a seu dispor Raoni.
    Alenice Baeta – Arqueóloga e Historiadora

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.