Interesse Público mostra como vivem os quilombolas Kalungas, em Goiás

Programa apresenta também entrevista com o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, sobre defesa de minorias. Veja na TV Justiça às 17h30 deste domingo (18) ou assista pelo canal do MPF no YouTube

Procuradoria-Geral da República

Na terceira reportagem da série especial sobre comunidades tradicionais no Brasil, o Interesse Público mostra como vivem os Kalungas, descendentes de quilombolas que vivem há mais de 200 anos na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Com o apoio do MPF, eles lutam pela posse definitiva de seu território tradicional. Em entrevista ao IP, o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, faz um balanço das ações do Ministério Público para defender as minorias. 

Pesquisa feita com alunas de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas de todo o país revela uma perigosa realidade: sete em cada dez mulheres já sofreram algum tipo de assédio na universidade. Em Sergipe, nossa equipe conversou com uma vítima de assédio sexual cometido por um professor dentro da sala de aula. O programa desta semana mostra que o Ministério Público Federal (MPF) firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil para coibir essa prática.

No Ceará, uma liminar da Justiça Federal garantiu proteção aos motoristas e vítimas de eventuais acidentes independentemente da data de pagamento do Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). A decisão foi motivada por ação do MPF que considerou ilegal a antecipação do pagamento do seguro obrigatório.

E ainda: na semana em que se comemora o Dia do Consumidor, saiba o que o MPF tem feito para combater o golpe da falsa moeda virtual. Consumidores reclamam de falcatruas na internet que têm levado muita gente a passar de investidor a vítima.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: [email protected].

Foto: Fábio Oliveira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte − 1 =