CODEMA exige novas informações e início do Novo Bento segue sem definição

Por Lucas Mantovani, em Território Notícias

Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA)  se reuniram para deliberar ações no município de Mariana, dentre as deliberações pautadas estava a “Carta de Conformidade” documento esse que daria início as obras de reassentamento do Novo Bento. Um conselheiro durante a reunião, exigiu algumas informações que não constavam no processo enviado pela Fundação Renova. Em nota a Fundação Renova alega ter entregue toda a documentação.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 9 de abril para essa tão importante decisão.

São 19 membros titulares e mais 19 suplentes que compõe o órgão municipal até 2021 com a missão de decidir os rumos de sustentabilidade e recuperação ambiental do nosso município.

O órgão é consultivo e deliberativo e seus membros são compostos por representantes do poder público e dos segmentos da sociedade civil: classes de atividades profissionais; atividades econômicas; entidades Civis de Defesa dos Interesses dos Moradores; Sindicatos; Representantes Civis de Defesa da Qualidade do Meio Ambiente; Entidades Técnicas relacionadas ao Setor de Saneamento Básico.

Nota da Fundação Renova

A Fundação Renova esclarece que a sua participação na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), ocorrida na terça-feira, 20 de março, teve como objetivo a obtenção da “Carta de Conformidade” do município de Mariana (MG). Sua emissão passa por esse órgão, visando o projeto do reassentamento de Bento Rodrigues, na área da Lavoura. Esse documento é necessário para atestar que o reassentamento está em conformidade com a legislação ambiental do município, e deverá compor o processo de Licenciamento Ambiental, a ser protocolado nos órgãos estaduais. Na reunião desta terça-feira, alguns conselheiros sinalizaram a necessidade de informações específicas e adicionais à documentação que a Fundação Renova já havia enviado, inclusive obtendo parecer favorável da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Essa solicitação será encaminhada, formalmente, à Fundação para que seja respondida até a próxima reunião do Conselho, no dia 9 de abril.

Foto: Lucas Mantovani.

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Alenice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × três =