Foirn apoia a paralisação dos professores e servidores da rede estadual de ensino em três municípios do Rio Negro

Professores e servidores da rede estadual de ensino dos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira entraram em greve nessa segunda, 26/03

Por FOIRN

Apoiados por estudantes e pais, professores e servidores da rede estadual de ensino do município de São Gabriel da Cachoeira, em reunião na manhã desta segunda, 26/03,  decidiram paralisar as atividades.

Em Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro professores também confirmaram a paralisação das atividades. “Estamos na luta! Três escolas estaduais paralisaram as atividades”, confirma professor Martinho Baniwa.

Professores organizam atividades na maloca em São Gabriel da Cachoeira

Pela parte da tarde, a Foirn recebeu os professores em sua Casa do Saber, onde, o diretor presidente, Marivelton Rodriguês Barroso, afirmou que a paralisação iniciada é importante e necessária, e que a Foirn, como instituição que representa e luta pelos direitos dos povos indígenas apoia a causa e a greve dos professores. “A Casa do Saber está de portas para os professores”, afirmou durante o início das atividades.

Na maloca com palestras e animação, os professores da rede estadual formaram uma comissão para coordenar a greve na sede do município.

Desabafo de uma mãe

“Estou acompanhando a luta dos professores desde o início, o meu filho está triste, eu estou triste, porque eu sei que ele depende deles pra ter uma formação, pra ser um profissional, pra ter um futuro promissor, mas também entendemos que de um jeito ou do outro estão ensinando a lutar pelos seus direitos, entendemos que em todas as áreas o profissional tem que ser bem remunerado, para que ele execute ou ensine o seu aluno com alegria, portanto venho pedir também o apoio dos pais, dos responsáveis de cada aluno, quanto mais gente, o governador vai atender o apelo dos professores e os nossos filhos retornarão às salas de aula. Eu tenho feito a minha parte e convido você que está lendo esse post pra nós acompanhar! vamos nos unir pelo bem dos nossos filhos! Eu sou a favor da greve! Eu quero que o governador faça o reajuste do salário dos professores sim!!!! eu quero que o meu filho tenha educação de qualidade”!,  escreve uma mãe em rede social. 

A greve não tem prazo pra terminar

A mobilização em São Gabriel da Cachoeira é coordenada pelo Conselho dos Professores Indígenas do Alto Rio Negro (Copiarn) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). Professores lutam por melhorias de condição de trabalho, reajuste de salário e outros benefícios.

A Comissão que coordena a greve em São Gabriel da Cachoeira, confirmou que a greve vai continuar  até que o governo tome providências ou dê respostas às reivindicações.

Professores entram em greve em São Gabriel da Cachoeira. Foto: Gabriela Souza

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

oito − um =