Evento começa com lançamento de campanha pela homologação da área indígena, no município de Palhoça (SC)
Ministério Público Federal em SC
Começa nesta segunda-feira, 9, a 13ª Semana Cultural da Escola Itaty na Terra Indígena Morro dos Cavalos com o lançamento da campanha para homologação da área onde está a aldeia, no município de Palhoça (SC). A primeira atividade da Semana organizada pelo povo Mbya Guarani começa às 10 horas na Escola Itaty, com a presença da procuradora da República Analúcia Hartmann, do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC).
“Os Guarani do Morro dos Cavalos estão há 10 anos esperando pela assinatura da Casa Civil da Presidência da República no processo final da demarcação, que é a homologação”, lembra a procuradora da República. A portaria 771, que demarca a terra, foi publicada em abril de 2008 pelo ministro da Justiça no Diário Oficial da União.
De acordo com as lideranças indígenas que estão organizando o evento, este ano o tema vai retratar a realidade dos ataques sofridos pelos Mbya Guarani e a resistência pelo direito de serem um povo tradicional, “sobrevivendo no nosso território que vem sendo bombardeado desde 1500”.
Durante a semana de 9 a 14 de abril será contada e mostrada a história dos/pelos próprios Guarani, de ataques e de resistência. As atividades, para os indígenas “um momento de muita reflexão e atividades culturais”, serão abertas para as escolas, universidades e para o público que quiser conhecer essa história.
13ª Semana Cultural Mbya Guarani da Terra Morro dos Cavalos
De 9 a 14 de abril
Escola Itaty – BR-101, rodovia Mário Covas, 4620 – Enseada do Brito, Palhoça (SC)