MPF/SC participa da 13ª Semana Cultural da Escola Itaty na Terra Indígena Morro dos Cavalos

Evento começa com lançamento de campanha pela homologação da área indígena, no município de Palhoça (SC)

Ministério Público Federal em SC

Começa nesta segunda-feira, 9, a 13ª Semana Cultural da Escola Itaty na Terra Indígena Morro dos Cavalos com o lançamento da campanha para homologação da área onde está a aldeia, no município de Palhoça (SC). A primeira atividade da Semana organizada pelo povo Mbya Guarani começa às 10 horas na Escola Itaty, com a presença da procuradora da República Analúcia Hartmann, do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC).

“Os Guarani do Morro dos Cavalos estão há 10 anos esperando pela assinatura da Casa Civil da Presidência da República no processo final da demarcação, que é a homologação”, lembra a procuradora da República. A portaria 771, que demarca a terra, foi publicada em abril de 2008 pelo ministro da Justiça no Diário Oficial da União.

De acordo com as lideranças indígenas que estão organizando o evento, este ano o tema vai retratar a realidade dos ataques sofridos pelos Mbya Guarani e a resistência pelo direito de serem um povo tradicional, “sobrevivendo no nosso território que vem sendo bombardeado desde 1500”.

Durante a semana de 9 a 14 de abril será contada e mostrada a história dos/pelos próprios Guarani, de ataques e de resistência. As atividades, para os indígenas “um momento de muita reflexão e atividades culturais”, serão abertas para as escolas, universidades e para o público que quiser conhecer essa história.

13ª Semana Cultural Mbya Guarani da Terra Morro dos Cavalos
De 9 a 14 de abril
Escola Itaty – BR-101, rodovia Mário Covas, 4620 – Enseada do Brito, Palhoça (SC)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

treze + dois =