Plano de desmonte oficial do SUS foi formalmente apresentado em Brasília

Por Julia Vieira

Aconteceu hoje (10/04/18), em Brasília, o “1º Fórum Brasil – Agenda Saúde: a ousadia de propor um Novo Sistema de Saúde”, organizado pela Federação Brasileira de Planos de Saúde, com participação do Ministério da Saúde, de deputados e senadores.

Durante o evento, foi apresentada proposta de desmantelamento do Sistema Único de Saúde pela via do estrangulamento de seu financiamento. Segundo Espiridião Amin, ex-governador e atualmente deputado federal pelo PP de Santa Catarina, a justificativa estaria no fato do SUS ser “um projeto comunista cristão” (sic). A alternativa, defendida no seminário, seria construir um “Novo Sistema Nacional de Saúde”. Entre suas características, segundo apresentação feita por Alceni Guerra, ex-ministro da Saúde no governo Collor e ex-deputado federal pelo DEM, estaria a transferência de recursos do SUS para financiar a Atenção de Alta Complexidade nos planos privados de saúde. A meta, segundo ele, seria garantir que METADE DA POPULAÇÃO DEIXE DE SER SER ATENDIDA DE FORMA PÚBLICA, gratuita e universal e passe a ser atendida exclusivamente de forma privada (#Confirahttps://goo.gl/YExFKq).

Assim, de um lado, para os planos privados de saúde, haveria o reforço de um duplo financiamento: com recursos dos próprios usuários dos planos e com recursos do Estado. De outro, para o SUS, o subfinanciamento, com seus recursos sendo canalizados para empresários da saúde. Para garantir seus interesses, propuseram ainda que um Conselho Nacional de Saúde Suplementar passe a ter o mesmo poder do atual Conselho Nacional de Saúde, enfraquecendo a participação popular na formulação, acompanhamento e controle sobre a política pública.

Na prática, a proposta representa o desmoronamento completo do SUS e a negação da saúde como direito a ser acessado e exercido por todas(os)! A “ousadia” estaria na possibilidade de garantir condições para a apropriação privada do fundo público de modo a atender interesses empresariais e não a qualquer interesse público!

Em 2016, nota técnica do IPEA, ao analisar a emenda constitucional que viria a congelar os investimentos públicos em políticas sociais por 20 anos, já alertava para a necessidade de ampliar o financiamento do SUS sob pena do provável aumento das iniquidades no acesso aos serviços de saúde e das dificuldades para a efetivação do direito à saúde no Brasil (#Conheçahttps://goo.gl/i9jEDt). A proposta articulada pelos planos privados de saúde e pelo governo federal, apresentada hoje, busca enterrar de vez qualquer possibilidade de funcionamento do Sistema, avançando a agenda golpista de desmonte de políticas públicas e de retirada de direitos sociais. Mais uma vez, a questão que se coloca, nesse encruzilhada histórica, é qual sociedade queremos construir (#LeiaMaishttps://goo.gl/6KJCMm).

O SUS é uma conquista da sociedade brasileira e deve ser defendido. Em defesa da saúde pública, gratuita, universal e de qualidade, é preciso barrar mais essa tentativa de retrocesso!

Comments (3)

  1. Não falta dinheiro, e sim a intenção de usar o dinheiro do povo para suprir as necessidades do povo. Pagamos uma altíssima carga em impostos e não temos retorno. O que precisa, de fato, ser desmontado é a grande farra com dinheiro público. Para que precisamos de tantos deputados, vereadores, assessores, auxílios aos montes sem necessidade, pra quê tantos ministérios? Nós precisamos acordar e lutar pra garantir o que lutamos tanto pra conseguir… Se a saúde tiver que ser paga, muitos vão morrer por falta de atendimento e muitas doenças podem se espalhar… O Brasil tem hoje 20 milhões vivendo na EXTREMA POBREZA e, estes ficarão sem acesso à saúde se houver mesmo o desmonte. Eu me pergunto: Tudo isso pra quê? Para enriquecer mais ainda os grandes empresários, aumentando seu poder hegemônico sobre a classe trabalhadora, subalterna? Para que possam continuar comprando seus luxuosos carros, jatinhos, helicópteros, mansões, jóias, …? E o povo sustentando tudo isso? Quando vamos acordar??? O meu consolo é que Deus está vendo tudo!

  2. Temos um problema sério: falta dinheiro [que vem dos impostos cobrados] para cobrir tantas demandas. Depois da revisão do SUS virá o financiamento de 100 % da educação de NS pelo governo federal, assim como a reforma da previdência. Não é questão de direita ou esquerda, é simplesmente uma questão de caixa. Para que tantos ministérios quando só existe dinheiro para o pagamento dos salários? Refiro-me aos Ministerios de Cultura, DH etc., meros biombos da classe política. Há muito disperdício de dinheiro público com propaganda, p. Exemplo. Também muitos órgãos fazendo as mesmas coisas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

11 + dezesseis =