Resistência indígena é o tema do Diálogo Brasil

Demarcação das terras ainda é a principal luta dos índios brasileiros

Diálogo Brasil

A judicialização é o que atrapalha a demarcação das terras indígenas no país. É o que afirma o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, um dos convidados do Diálogo Brasil desta segunda. Ele explica que a Constituição de 1988 deu cinco anos para a conclusão do processo, que começou acelerado, com as áreas mais pacificadas encontrando solução rápida, mas perdeu ímpeto quando passou a enfrentar contestações na Justiça, com grandes conflitos pela posse.

Também participa do programa, o assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Luiz Eloy Terena, para quem “os povos indígenas têm muito a ensinar” a uma sociedade que privilegia o “viés econômico”. Terena se refere à indenização por grandes projetos em áreas indígenas. Segundo ele, o pagamento não resolve os problemas criados para as comunidades, em especial quando danos ambientais dificultam a sobrevivência dos índios.

Na semana do índio, o Diálogo Brasil debate a situação das comunidades indígenas no país do ponto de vista social, econômico e cultural. Franklimberg e Eloy concordam que a demarcação das terras ainda é a principal luta dos índios brasileiros. O presidente da Funai adianta, contudo, que no próprio censo o país já registrará mais de um milhão de indígenas, numa diversidade que vai dos índios isolados, ainda sem contato com os brancos, a índios doutores.

Apresentado pelo jornalista Estevão Damázio, o programa também reproduz depoimentos, em vídeo, do secretário-adjunto do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Gilberto Vieira dos Santos, e do cacique Jaílson dos Santos, dos kariri xocó, índios que lutam pela reintegração de posse das terras onde vivem, em Paulo Afonso, na Bahia.

 

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito + 19 =