História dos Tapayunas será tema de evento na Justiça Federal em Mato Grosso

Antropóloga Daniela Lima, que trabalha junto a etnia, fará palestra após exibição de documentário

Ministério Público Federal 

A história do povo indígena Tapayuna e seu contato com a sociedade brasileira será tema do evento a ser realizado na próxima segunda-feira (23), em alusão ao movimento #ABRILindígena, promovido pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), Justiça Federal no Estado e ONG Operação Amazônia Nativa. O evento é aberto ao público e terá início às 18 horas, no auditório da Justiça Federal em Cuiabá.

A solenidade contará com a exibição do documentário “Luta e resistência do povo Tapayuna”, e uma breve palestra com a antropóloga Daniela Lima, responsável pela obra cinematográfica e também pelo livro livro “Kajkwakratxi Tujarēj- Histórias Tapayuna”, uma coleção de mitos narrados por Kôkôtxi, Roptyktxi e Wôtkótxi.

Após a exibição do documentário e da fala da antropóloga Daniela, será aberto espaço para debate com o público, mediado pelo procurador da República em Mato Grosso e titular do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Ricardo Pael Ardenghi, e com a participação do diretor do Foro, juiz federal Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza.

O documentário traz uma breve descrição da história do contato do povo Tapayuna com a sociedade brasileira, marcada por violações de direitos, usurpações, perdas e danos, mas também oferece um testemunho da resiliência sociocultural desses indígenas, do seu processo de reafirmação identitária e da luta pela retomada do território tradicional.

Os Tapayuna são um povo do tronco linguístico Jê que, até década de 1970, habitavam as margens e afluentes dos rios Arinos e do Sangue, no noroeste do Mato Grosso, quando foram reduzidos a 41 indivíduos e transferidos para o Parque Indígena do Xingu (PIX).

#ABRILindígena – O #AbrilIndígena é uma ação do Ministério Público Federal que tem o objetivo de celebrar o mês do índio e discutir os principais problemas que afetam essas populações. Durante todo o mês, são realizadas ações coordenadas em defesa dos povos indígenas, eventos e debates sobre a temática, publicação de artigos, vídeos e postagens em redes sociais, para reforçar a necessidade de proteção e fortalecimento dos direitos dos povos indígenas, valorizar sua diversidade e relevância, discutir as formas de garantir seus direitos, bem como combater os retrocessos na política indigenista brasileira. A coordenação do #AbrilIndígena no MPF é da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR).

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × três =