8° International Uranium Film Festival convida para filmes atômicos e debates sobre energia e segurança nuclear

Um final de semana atômico: Filmes atômicos, debates sobre energia e segurança nuclear, de 8 a 10 de junho de 2018, 17 horas – com degustação de Cachaça Magnífica gratuita

Uranium Film Festival

O Rio de Janeiro International Uranium Film Festival convida para filmes atômicos, debates sobre energia e segurança nuclear e degustação de Cachaça Magnífica, na Cinemateca do MAM Rio, nos dias 8 a 10 de junho de 2018, às 17 horas. Doze filmes de doze países: Alemanha, Brasil, Espanha, EUA, Índia, Italia, Suiça, Dinamarca, Ucrânia, Portugal, Inglaterra. Entrada Franca!

“O público deve esperar por um ótimo programa com filmes estimulantes, debates interessantes e depois uma excelente cachaça do Rio de Janeiro”, garante a diretora do festival de cinema Márcia Gomes de Oliveira. No primeiro dia, sexta-feira, 08 de junho, o festival mostra curtas sobre usinas nucleares: Da Suíça à Fukushima. A sessão deste dia começa com “Lucens” uma animação engraçadíssima e premiada da Suíça e finaliza com uma excelente ficção da Alemanha “Sete Anos de Inverno” sobre a zona radioativa de Chernobyl hoje.

O segundo dia, sábado, 09 de junho, o foco será a mineração de urânio, o combustível das usinas nucleares. O destaque são dois novos filmes do Brasil e de Portugal. “O Tesouro de Itataia” sobre a planejada mina de urânio no Ceará, em Santa Quiteiria, e “Cem Anos da Urgeiriça” que relata a incrível história de uma das minas de urânio mais antigas do mundo, a mina da Urgeiriça, no norte de Portugal. “Depois da exibição esperamos uma bom debate com a participação de especialistas sobre a questão da mineração urânio e energia nuclear no Brasil”, explica Márcia.

O terceiro dia, domingo, 10 de junho, vamos lembrar o acidente radiológico do Brasil, o acidente do césio 137 em Goiânia, ocorrido em setembro de1987. Três filmes excelentes refletem o acidente do césio de três diferentes formas de fazer cinema: uma dança-performance, um documentário e uma ficção. O debate com convidados após esta sessão irá focar o acidente radiológico de Goiânia, a segurança nuclear e a possibilidade de novos acidentes radioativos no país.

“Para equilibrar esta temática seríssima, finalizamos cada sessão de filmes e debates com a degustação gratuita de uma das melhores cachaças do Rio de Janeiro, a Cachaça Magnífica” diz a diretora Márcia.

O International Uranium Film Festival está no seu oitavo ano. Este festival único no mundo, Festival de Cinema da Era Atômica, nasceu em 2010, no famoso bairro artístico de Santa Teresa, no coração do Rio de Janeiro. Hoje o festival é um evento global com mostras em várias cidades e países para lançar luz sobre todas as questões nucleares. “Informação é a melhor prevenção!” Depois do festival no MAM Rio, em junho de 2018, o Uranium Film Festival estará pela sétima vez em Berlim (outubro) e pela segunda vez em Window Rock, a capital dos Navajo, no Arizona, EUA (novembro).

Programação: http://uraniumfilmfestival.org/pt-br/festival-in-rio-2018
Evento: https://www.facebook.com/events/1371609586318408/

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Marcia Gomes de Oliveira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × cinco =