Grupo elabora estudo sobre os riscos do uso do mercúrio nos garimpos

Na Agência Pulsar Brasil

Inventário elaborado pelo Grupo de Trabalho Permanente da Convenção de Minamata sobre Mércurio, apresentado neste mês, aponta que o Brasil tem cenários muito diversos de perdas de mercúrio para o meio ambiente, que vão de 11 a 161 toneladas.

O inventário foi feito para saber o quanto se perde da substância para o meio ambiente e, então, intensificar os esforços para diminuir do uso do mercúrio.

O trabalho buscou contextualizar as situações social, ambiental e econômica do garimpo no Brasil. O analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Diego Henrique Costa Pereira, explica que atividades ilegais acabam liberando maior quantidade do metal.

A estimativa é que entre 80 mil a 300 mil garimpeiros atuem no país, de forma legal e ilegal. Os estados com mais atividades garimpeiras são Mato Grosso, Pará, Amapá, Rondônia e Bahia.

O mercúrio disposto no meio ambiente tem o potencial de causar danos à saúde das pessoas, causando desde fraqueza muscular até doenças renais, à medida que se acumula no organismo. Além disso, o metal altera as condições dos recursos hídricos, dos solos e da atmosfera.

A Convenção de Minamata sobre Mercúrio, que elaborou o estudo, tem origem nas discussões que ocorreram sobre os riscos do uso do mercúrio, no âmbito do PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

*Informação da Radioagência Nacional.

foto:Divulgação/Prefeitura de Sento Sé.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

8 + três =