Encontro de resgate e fortalecimento cultural do Povo Pataxó Hãhãhãe

Nos dias 16 e 17 de junho de 2018, na Aldeia Bahetá 10, no município de Itajú do Colônia, no sul da Bahia, foi realizado um encontro que teve como tema: “Resgate e Fortalecimento Cultural do Povo Pataxó HãHãHãe”, o evento foi organizado pelo grupo de mulheres da referida Aldeia e da Associação dos Produtores Rurais Indígenas da Tribo Pataxó HãHãHãe – APRITPHA, contou com o apoio e assessoria da Equipe Sul e Extremo sul da Bahia do Conselho Indigenista Missionário.

O objetivo principal da atividade foi de provocar na comunidade uma intensa reflexão sobre a necessidade de se retomar o processo de valorização dos aspectos culturais do povo assim como animar a comunidade a realizar atividades que venham a retomar e fortalecer as diversas expressões culturais do povo.

O evento contou com um número bastante expressivo de jovens o que deu um toque de maior importância e objetividade ao encontro.  Havia por parte da juventude uma enorme ansiedade e ao mesmo tempo muita disposição na realização dos rituais e dando um toque de muita alegria ao evento.

A atividade teve seu início com a equipe de coordenação (Fátima e Shauene) explicando a programação e os objetivos do encontro e logo em seguida o cacique Jean Cardoso, deu as boas-vindas a todos e se dizia muito feliz com a presença de todos, fez muitos elogios ao grupo de mulheres que estava à frente da atividade. Houve um momento para falas dos representantes do CIMI e da Teia dos Povos presentes no evento. Antes da janta os jovens do grupo Txihi Xohã (Índio Guerreiro) puxou um intenso e ritualístico Toré.

Após a janta tivemos a oportunidade de vivenciar um momento único e extremamente rico quando os anciãos presentes em voltas das fogueiras relataram diversas histórias de suas vidas e caminhadas, todos os presentes em um clima de muita atenção e um “silêncio respeitoso”, ouviam os relatos de sofrimento, perseguição, preconceitos, mas também de resistência, luta e muita clareza do processo de luta pelo território.

No dia 17 foi reservado para os encaminhamentos, e uma avaliação do evento. Quantos aos encaminhamentos ficou acertado a necessidade de realizar outros eventos com este mesmo conteúdo e nas diversas regiões da Aldeia, ficando agendado uma para a região da Serrana e outra para a Cabeceira do Rio Colônia; No processo formativo já ficou acertado a participação de três jovens (Laurena, Thainé e Shauane) todas das comissão de mulheres no Curso de Realidade Brasileira que será terá o seu primeiro modulo realizado em Camacan no período de 30 de junho a 01 de julho; Foram também encaminhado visitas de intercâmbios a outras experiências, em outras aldeias que desenvolvam processo de fortalecimento cultural, bem como, a outras experiências que trabalhem estes aspectos como o da Teia dos Povos.

A avaliação feita pelos participantes foi bastante positiva, com destaque a presença e os relatos dos anciãos, e a presença dos jovens nos rituais, a construção da cabana para o evento também foi destacado na avaliação, a recepção e a presença do cacique Jean durante todas as etapas do evento foi avaliado como positivo, a coordenação e a determinação das mulheres da comissão também foi avaliada como positiva. A cozinha assumida pelos homens e coordenada pelo Fábio também foi positiva. Segundo a Comissão Organizadora o mais positivo é que o objetivo principal foi alcançado destacando: “As histórias em volta da fogueira” onde o grande número de jovens presentes no evento puderam escutar dos seus anciãos a luta do povo. “Se tivéssemos realizado só aquele momento já teria valido a pena todo o esforço que fizemos para realizar o encontro”. Desabafou Fátima.

O processo de valorização e fortalecimento cultural é de extrema importância para o Povo Pataxó HãHãHãe, em especial nesta região de Itajú onde existe uma “invasão” anti cultural/religiosa (presença de religiões pentecostais, proximidade muito grande com a cidade) que contribuem para a desestruturação organizativa e social do Povo. Neste sentido, eventos desta natureza traz esperança de que o Povo possa reverter esta situação e recolocar a sua história, os seus costumes e tradições no centro de suas vidas e fortalecer assim a luta pela definitiva reconquista de seu território em todos os seus aspectos não só geográfico e físico, mas, cultural, religioso, social.

Itabuna, 19 de junho de 2018

Equipe Sul e Extremo Sul da Bahia

Cimi Regional Leste

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Haroldo Heleno.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

catorze + 10 =