41ª Romaria da Terra e das Águas acontece nesta sexta-feira em Bom Jesus da Lapa

Com o tema “Justiça e Paz na terra! Compromisso e fidelidade em defesa da vida”, e o lema: “Se calarem a voz do povo, as fontes secarão”, a 41ª Romaria da Terra e das Águas terá início nesta sexta-feira (06), em Bom Jesus da Lapa (BA). O evento segue até domingo (09) e contará com celebrações religiosas, debates e atividades culturais.

Por CPT Bahia

Durante a romaria, além das demonstrações de fé, romeiros e romeiras participam de espaços de discussão e formação social e política. “Nossas Romarias têm sido marcadas por experiências de Fé e Vida de um povo peregrino, que reza, luta e propõe ações no chão da vida. A terra, herança de Deus para nossos antepassados, continua sendo para nós, sinal de sua aliança e espaço para o ‘bem viver’”, afirma a Carta Convocatória para as atividades.

Este ano, a preocupação com o atual contexto sociopolítico do país frente às agressões que os pobres e indefesos têm sofrido, assim como o desrespeito aos direitos humanos, sociais e naturais, fundamentais a todas as formas de vida, se faz presente.

“Nos últimos anos, os povos e comunidades tradicionais têm sido profundamente atacados pela grilagem de seus territórios e dizimados seus costumes. É preocupante o agravamento dos conflitos por água nos territórios Quilombolas, Indígenas, Fundos e Fechos de Pasto, Geraizeiros, Ribeirinhos, Extrativistas, entre outros”, alerta a Carta Convocatória.

O tema da Carta Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco deste ano, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” chamados a ser “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14), no seguimento de Jesus Cristo, inspirou a todos/as a renovarem o compromisso de ser a “luz e sal no mundo”. Assim como se expressa o Papa Francisco: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”.

A organização do evento é da Comissão Pastoral da Terra – Bahia, Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Irecê, Barra, Caetité, Arquidiocese de Vitória da Conquista, Santuário Bom Jesus e organizações e movimentos populares.

Confira a programação geral da Romaria da Terra e das Águas:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez − 8 =