Nota urgente: Uma chance para o PL Mar de Lama Nunca Mais. Todos para a ALMG

Na próxima segunda, dia 9/7/2018, às 14 horas, no Plenarinho IV da ALMG, o PL MAR DE LAMA NUNCA MAIS, Projeto de Lei de Iniciativa Popular entregue à ALMG em julho de 2016 com 55 mil assinaturas, terá pela primeira vez uma chance naquela Casa Legislativa.  Porque o seu conteúdo, que teve como objetivo garantir maior segurança em relação a barragens de rejeitos para que não se repita no futuro o que ocorreu no dia 5/11/2015 com o rompimento da Barragem do Fundão da Samarco (Vale/BHP Billiton), foi contemplado e aprimorado no Substitutivo nº 1 do Deputado João Vitor Xavier, Presidente da Comissão de Minas e Energia e relator do Parecer que será votado na segunda, durante a 4ª Reunião Extraordinária dessa comissão.

Assim, o momento agora é de pressionar os demais parlamentares para que votem a favor desse substitutivo, que respeitou e resgata, finalmente, a iniciativa e o empenho da Associação Mineira Do Ministério Público – AMMP e da sociedade de construir uma legislação voltada a garantir a segurança, cuja proposta foi sendo ignorada e “amputada” através da retirada dos pontos imprescindíveis e fundamentais, desde o momento em que o PL Mar de Lama Nunca Mais (PL 3695/2016) foi apensado ao PL 3676/2016, de autoria da Comissão Extraordinária de Barragens, e durante a sua tramitação em diversas comissões na ALMG.

Não há mais como aceitar que Minas Gerais, com mais de 700 barragens de rejeitos em seu território e 7 rompimentos nos últimos 15 anos,  permaneça sem uma legislação verdadeiramente eficaz.

Todos para a ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho) no dia 9/7/2018.

Chegue às 13 horas. Participe!

Coletivo de Organizações da sociedade civil apoiadoras do PL MAR DE LAMA NUNCA MAIS

*

Entenda mais:

Essa chance começou no final do ano passado quando o deputado assumiu o compromisso com 55 organizações da sociedade civil e com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, de realizar uma audiência pública no início de 2018, que aconteceu em 20/2/2018, antes de apresentar o seu substitutivo, como relator, na Comissão de Minas e Energia, da qual é presidente.

Na ocasião, João Vitor Xavier propôs a construção compartilhada de novo parecer para conciliar demandas e garantir nova legislação para o setor. Assim, após diversas reuniões e contatos entre o deputado, seu gabinete, assessores da ALMG e representantes do MPMG e da sociedade civil, o texto do substitutivo ficou pronto e foi apresentado na última sexta, dia 5.

  • Veja a Apresentação pelo Deputado João Vitor Xavier do Substitutivo AQUI.

Mas o substitutivo não foi votado, porque o Deputado Gustavo Corrêa pediu vistas e, assim, foi convocada para segunda, dia 9/7/2018, a 4ª Reunião Extraordinária da Comissão de Minas e Energia em cuja pauta está a votação do substitutivo.

Mais informações:

Matéria da ALMG:

https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2018/07/05_minas_energia_pl_barragens_pedido_vista.html

Vídeo da ALMG:

https://mediaserver.almg.gov.br/acervo/videos/1283953

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Maria Teresa Viana de Freitas Corujo

Comments (3)

  1. Salvem! O Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Da Morte do Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da Tragédia de Brumadinho MG.

    1- Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, não foi Projetada para Fins de Estocar o Mar de Lama. Irá Romper e matará todo o Grande Lago da Represa de Treis Marias no desaguar o Rio Paraopeba perto de Felixlândia MG; Com esse Mar de Lama da Tragédia de Brumadinho MG; vai matar toda Bacia do Rio São Francisco.

    2 Necessitam de Construir uma Barragem Forte ou Muro contenção para deter todo Mar de Lama, bem abaixo no Município de Pompéu MG; da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja. Assim poderá Salvar toda Bacia do Rio São Francisco.

    3 E agora será ESPERAR ou EVITAR pela morte igual ao Rio Paraopeba, para todo Grande Lago da Represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco, é um dos mais importantes rios da América Latina, o rio passa por 5 Cinco Estados e 521 municípios (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, até o Mar entre, Sergipe e Alagoas com 34 Bacias; e também Distrito Federal Brasília).

    4 Transposição do Rio São Francisco “Ao desviar” Levará o Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da tragédia de Brumadinho MG. As águas do rio para áreas assoladas pela seca. Aos canais que liguem rios perenes a rios intermitentes, atendendo as populações dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais Oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população se deve; fechar ou não a entrada da transposição do Rio São Francisco.

    (Isso já aconteceu com Rio Doce Morto pela Mineradora VALE e SAMARGO na Tragédia de Mariana até o Mar do Espírito Santo).

    5 Como foram percebidos e fechados alguns dos canais Estreitos da Transposição do Rio São Francisco Para todo o Nordeste, Pela Pluma Toxica passada por camada fina da Barragem Retiro de Baixo no Rio Paraopeba, Do Município de Pompeu MG.

    6 Sendo obrigatórios os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas; enviar Engenheiro especialista em Barragem para dar Laudo. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população. Inclusive o Estado de Minas Gerais.

    7 Obrigatoriamente Os governadores de o Estados enviarem Recursos financeiros e Trabalhadores Especializados como Engenheiros, Mestres de Obras, Pedreiros etc. Materiais de construção todos, Maquinários Pesados, para Estado de Minas Gerais e fazendo pagamentos em dia a esses trabalhadores e custeando todas as despesas.
    Solicitando ajuda Humana e de Maquinários pesados, As 521 Prefeituras dos Municípios onde Passa o Rio São Francisco. Urgência imediata, antes chuvas fortes de Novembro e Dezembro em Minas Gerais, (Como Força Tarefara).

    8 Os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas e do distrito Federal Brasília, e os Governadores dos estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco também, Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. E Minas Gerais, tem por prioridade de defender a vida humana, as Cidades e os rios, Florestas, Animais Selvagem e o meio Ambiente; Pois não Haverá Agropecuária se deixarem o Rio São Francisco morrer pelo Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da tragédia de Brumadinho MG.

    9 Para o Governador Romeu Zema, Enviar Kit Medico para Exame de Ferro, para Hospitais das Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco; Para constatar Morte de Crianças ou Adultos se Houver.
    Além de Enviar vacinas contra Malaria e Dengue, estender o Plano Medico; Previdência social, ex Plano medico dos professores e funcionários públicos as crianças a todas as pessoas Doentes atingidas em consequências dos Rejeitos de Mineiro de ferro.

    ** Mata todo o Rio por Soterramento e Lama acumula nas margens e com as chuvas sempre cairá nos rios continuamente. A turbidez impede a Fotossíntese da água; Mata o Produtor Fitoplâncton e no Maximo terão arvoredos e graminhas nunca mais florestas. Os Rejeitos de Mineiro de ferro pavimenta seja vira cimento duro **. Os Mosquitos são os primeiros colonizadores adoram áreas devastadas trazendo doenças…

    Ser obrigatório ter agentes DENTARAM e com parceira com Guardas Municipais 24 horas controlando transito nas cidades estão em obras de Muro de contenção ou Barragens de Rejeitos de Mineiro de ferro.

    10 Construir na em paralelo a Margem Direita Rio Paraopeba 1 Margem Esquerda Rio Paraopeba 2. Córregos e afluentes e Mananciais com água Pura e cristalina desviada para novos percursos Com Retro Escavadeira com percurso 85 km.
    Fechando todo desaguar de água no Leito do Rio Paraopeba Secando – o.

    11- Bloquear 500 milhões de Reais para garantir essas obras essenciais libera- lãs na medida em que forem concluídas. Estender o Pré – Acordo da VALE, do Rio Paraopeba. Para todas as Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e Toda Bacia do Rio São Francisco. Os atingidos receberão, a princípio, por um ano, o valor de um salário mínimo para cada adulto, além de meio salário mínimo para cada adolescente e um terço para cada criança atingida pelo rompimento da barragem por direito,
    pois a pluma toxica já passou Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, atingindo a Represa de Treis Marias e toda Bacia do rio São Francisco.

    12 – Captar água acima do Córrego do Feijão no Rio Paraopeba não Atingido por Rejeitos de Mineiro de Ferro e fazer a transposição do Rio Madureira para abastecer A Capital Belo Horizonte MG.

    13 Ter uma Comissão Efetiva de Deputados de Minas Gerais: Para acompanhar a Retirada dos Rejeitos de Mineiro de Ferro de Todas as Barragens Amontantes. Pondo um Fim ao Ciclo de Destruição em primeiro lugar observar o tempo a s chuvas as inundação de exoradas, o caráter de urgência imediata, para Salvar Cidades e vidas humanas evitando novas tragédias, Prevalecerá às decisões.
    E não os prazos longos requeridos por mineradoras como VALE e outras etc.

    Pois segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora. O Laudo é todo Rio atingido por Mineiro de Ferro Leva 150 anos para Recuperar a Vida.

    14 Estão Mortos o Rio Doce e o Rio Paraopeba. Evitar novas Tragédias; Que serão a do Rio São João e os Balançais de água doce da Serra Gandarela. Morte do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco. Diversas outras Cidades que poderão ser atingidas: Paracatu, BARRÂO de COCAIS, MACACOS, CONGANHAS a cidade Histórica com obras de Aleijadinho, Ouro Preto, Ilha Formosa, Nova Lima etc.

    15 Necessários Tornar área de Preservação ou Reserva Ecológica: O Rio São João, Rio Conceição e Rio Prata, pois assim será obrigado tomar todas as medidas preventivas, para evitar suas Mortes.

    Inclusive Mineradoras de concessão a outros Países Como Inglaterra, Sendo obrigado ajudar Socialmente as cidades onde atuam, como as empresas Estrangeiras, Inter – Nacionais e Empresas nacionais brasileiras.

    Sendo obrigatório informar todas as obras ou Muro de contenção ou Barragem de Mineiro Ferro apresentando o CREA do Engenheiro Responsável pela obra e o aval das Mineradoras. Capacidade de Retensão a Vazão e finalidade da se a obra para proteger quais Cidades, ou o Rio, á Câmara dos Vereadores de cada Cidade. Em construção antes terminada obra obrigatoriamente, não deixando apresentar após obra terminada sujeita a penalidade da Lei em Vigências atualmente.

    16 Para todos os Deputados Votem e o Presidente da Assembleia Legislativa de MG. Por em Pauta para Votação. AUGUSTIM PATRUS.

    Por que isso é importante?

    I – Para evitar tudo isso Rio são Francisco ser Morto por Rejeitos de Mineiro de Ferro; Porque não constroem uma Barragem Forte ou Murro de Contenção e projetada para deter o Mar de Lama.
    Abaixo da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG; no Maximo distancia 500 metros para em casa de rompimento não atingir velocidade na evasão da água;

    II- Só assim pode salvar o Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Pois pluma toxica esta passando dessa Barragem e irá Romper; Pois não foi feita ou projetada, para estocar todo Mar de Lama vindo da Tragédia Brumadinho MG pelo RIO Paraopeba.

    III – O verdadeiro Ambiental ismo seria por para Área preservação ou reserva Ecológica: O Rio São João, Rio Conceição, Rio Prata. Sendo que o Rio doce já foi morto pela Mineradora VALE e SAMARGO. E também Rio Paraopeba está morto.

    IV Sendo obrigatório informar todas as obras ou Muro de contenção ou Barragem de Mineiro Ferro apresentando o CREA do Engenheiro Responsável pela obra e o aval das Mineradoras. Capacidade de Retensão a Vazão e finalidade da se a obra para proteger quais cidades, ou o Rio.

    V Os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas e do distrito Federal Brasília, e os Governadores dos estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco também, Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população. Inclusive o Estado de Minas Gerais.

    Enviarem Recursos financeiros e Trabalhadores Especializados como Engenheiros, Mestres de Obras, Pedreiros etc. Materiais de construção todos, Maquinários Pesados, para Estado de Minas Gerais e fazendo pagamentos em dia a esses trabalhadores e custeando todas as despesas.

    Solicitando ajuda Humana e de Maquinários pesados, As 521 Prefeituras dos Municípios onde Passa o Rio São Francisco. Urgência imediata, antes chuvas fortes de Novembro e Dezembro em Minas Gerais, (Como Força Tarefara).

    VI Nunca Esperar pela ação da VALE Mineradora a Causadora, Precisa de Salvar o Rio São Francisco com Urgência imediata Antes da Chuvas de Novembro e Dezembro do ano 2019. Talvez a VALE pode ou não fornecer alguma assistência.

    https://www.obugio.org.br/petitions/salvem-o-rio-sao-francisco-e-toda-bacia-do-rio-sao-francisco-da-lama-trazido-pelo-rio-paraopeba

    https://www.facebook.com/CBHSaoFrancisco/videos/1268747023297095/

    https://www.facebook.com/CBHSaoFrancisco/videos/1268747023297095/?t=0

  2. Salvem! O Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Da Morte do Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da Tragédia de Brumadinho MG.

    1- Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, não foi Projetada para Fins de Estocar o Mar de Lama. Irá Romper e matará todo o Grande Lago da Represa de Treis Marias no desaguar o Rio Paraopeba perto de Felixlândia MG; Com esse Mar de Lama da Tragédia de Brumadinho MG; vai matar toda Bacia do Rio São Francisco.
    2 Necessitam de Construir uma Barragem Forte ou Muro contenção para deter todo Mar de Lama, bem abaixo no Município de Pompéu MG; da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja. Assim poderá Salvar toda Bacia do Rio São Francisco.
    3 E agora será ESPERAR ou EVITAR pela morte igual ao Rio Paraopeba, para todo Grande Lago da Represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco, é um dos mais importantes rios da América Latina, o rio passa por 5 Cinco Estados e 521 municípios (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, até o Mar entre, Sergipe e Alagoas com 34 Bacias; e também Distrito Federal Brasília).

    4 Transposição do Rio São Francisco “Ao desviar” Levará o Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da tragédia de Brumadinho MG. As águas do rio para áreas assoladas pela seca. Aos canais que liguem rios perenes a rios intermitentes, atendendo as populações dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais Oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população se deve; fechar ou não a entrada da transposição do Rio São Francisco.

    (Isso já aconteceu com Rio Doce Morto pela Mineradora VALE e SAMARGO na Tragédia de Mariana até o Mar do Espírito Santo).

    5 Como foram percebidos e fechados alguns dos canais Estreitos da Transposição do Rio São Francisco Para todo o Nordeste, Pela Pluma Toxica passada por camada fina da Barragem Retiro de Baixo no Rio Paraopeba, Do Município de Pompeu MG.

    6 Sendo obrigatórios os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas; enviar Engenheiro especialista em Barragem para dar Laudo. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população. Inclusive o Estado de Minas Gerais.

    7 Obrigatoriamente Os governadores de o Estados enviarem Recursos financeiros e Trabalhadores Especializados como Engenheiros, Mestres de Obras, Pedreiros etc. Materiais de construção todos, Maquinários Pesados, para Estado de Minas Gerais e fazendo pagamentos em dia a esses trabalhadores e custeando todas as despesas.
    Solicitando ajuda Humana e de Maquinários pesados, As 521 Prefeituras dos Municípios onde Passa o Rio São Francisco. Urgência imediata, antes chuvas fortes de Novembro e Dezembro em Minas Gerais, (Como Força Tarefara).

    8 Os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas e do distrito Federal Brasília, e os Governadores dos estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco também, Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. E Minas Gerais, tem por prioridade de defender a vida humana, as Cidades e os rios, Florestas, Animais Selvagem e o meio Ambiente; Pois não Haverá Agropecuária se deixarem o Rio São Francisco morrer pelo Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da tragédia de Brumadinho MG.

    9 Para o Governador Romeu Zema, Enviar Kit Medico para Exame de Ferro, para Hospitais das Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco; Para constatar Morte de Crianças ou Adultos se Houver.
    Além de Enviar vacinas contra Malaria e Dengue, estender o Plano Medico; Previdência social, ex Plano medico dos professores e funcionários públicos as crianças a todas as pessoas Doentes atingidas em consequências dos Rejeitos de Mineiro de ferro.
    ** Mata todo o Rio por Soterramento e Lama acumula nas margens e com as chuvas sempre cairá nos rios continuamente. A turbidez impede a Fotossíntese da água; Mata o Produtor Fitoplâncton e no Maximo terão arvoredos e graminhas nunca mais florestas. Os Rejeitos de Mineiro de ferro pavimenta seja vira cimento duro **. Os Mosquitos são os primeiros colonizadores adoram áreas devastadas trazendo doenças…

    Ser obrigatório ter agentes DENATRAM e com parceira com Guardas Municipais 24 horas controlando transito nas cidades estão em obras de Muro de contenção ou Barragens de Rejeitos de Mineiro de ferro.

    10 Construir na em paralelo a Margem Direita Rio Paraopeba 1 Margem Esquerda Rio Paraopeba 2. Córregos e afluentes e Mananciais com água Pura e cristalina desviada para novos percursos Com Retro Escavadeira com percurso 85 km.
    Fechando todo desaguar de água no Leito do Rio Paraopeba Secando – o.

    11- Bloquear 500 milhões de Reais para garantir essas obras essenciais libera- lãs na medida em que forem concluídas. Estender o Pré – Acordo da VALE, do Rio Paraopeba. Para todas as Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e Toda Bacia do Rio São Francisco. Os atingidos receberão, a princípio, por um ano, o valor de um salário mínimo para cada adulto, além de meio salário mínimo para cada adolescente e um terço para cada criança atingida pelo rompimento da barragem por direito, pois a pluma toxica já passou Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, atingindo a Repressa de Treis Marias e toda Bacia do rio São Francisco.

    12 – Captar água acima do Córrego do Feijão no Rio Paraopeba não Atingido por Rejeitos de Mineiro de Ferro e fazer a transposição do Rio Madureira para abastecer A Capital Belo Horizonte MG.

    13 Ter uma Comissão Efetiva de Deputados de Minas Gerais: Para acompanhar a Retirada dos Rejeitos de Mineiro de Ferro de Todas as Barragens Amontantes. Pondo um Fim ao Ciclo de Destruição em primeiro lugar observar o tempo a s chuvas as inundação de exoradas, o caráter de urgência imediata, para Salvar Cidades e vidas humanas evitando novas tragédias, Prevalecerá às decisões.
    E não os prazos longos requeridos por mineradoras como VALE e outras etc.

    Pois segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora. O Laudo é todo Rio atingido por Mineiro de Ferro Leva 150 anos para Recuperar a Vida.

    14 Estão Mortos o Rio Doce e o Rio Paraopeba. Evitar novas Tragédias; Que serão a do Rio São João e os Balançais de água doce da Serra Gandarela. Morte do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco. Diversas outras Cidades que poderão ser atingidas: Paracatu, BARRÂO de COCAIS, MACACOS, CONGANHAS a cidade Histórica com obras de Aleijadinho, Ouro Preto, Ilha Formosa, Nova Lima etc.

    15 Necessários Tornar área de Preservação ou Reserva Ecológica: O Rio São João, Rio Conceição e Rio Prata, pois assim será obrigado tomar todas as medidas preventivas, para evitar suas Mortes.
    Inclusive Mineradoras de concessão a outros Países Como Inglaterra, Sendo obrigado ajudar Socialmente as cidades onde atuam, como as empresas Estrangeiras, Inter – Nacionais e Empresas nacionais brasileiras.

    Sendo obrigatório informar todas as obras ou Muro de contenção ou Barragem de Mineiro Ferro apresentando o CREA do Engenheiro Responsável pela obra e o aval das Mineradoras. Capacidade de Retensão a Vazão e finalidade da se a obra para proteger quais Cidades, ou o Rio, á Câmara dos Vereadores de cada Cidade.
    Em construção antes terminada obra obrigatoriamente, não deixando apresentar após obra terminada sujeita a penalidade da Lei em Vigências atualmente.

    16 Para todos os Deputados Votem e o Presidente da Assembleia Legislativa de MG. Por em Pauta para Votação. AUGUSTIM PATRUS.

    Por que isso é importante?

    I – Para evitar tudo isso Rio são Francisco ser Morto por Rejeitos de Mineiro de Ferro; Porque não constroem uma Barragem Forte ou Murro de Contenção e projetada para deter o Mar de Lama.

    Abaixo da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG; no Maximo distancia 500 metros para em casa de rompimento não atingir velocidade na evasão da água;

    II- Só assim pode salvar o Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Pois pluma toxica esta passando dessa Barragem e irá Romper; Pois não foi feita ou projetada, para estocar todo Mar de Lama vindo da Tragédia Brumadinho MG pelo RIO Paraopeba.

    III – O verdadeiro Ambiental ismo seria por para Área preservação ou reserva Ecológica: O Rio São João, Rio Conceição, Rio Prata. Sendo que o Rio doce já foi morto pela Mineradora VALE e SAMARGO. E também Rio Paraopeba está morto.

    IV Sendo obrigatório informar todas as obras ou Muro de contenção ou Barragem de Mineiro Ferro apresentando o CREA do Engenheiro Responsável pela obra e o aval das Mineradoras. Capacidade de Retensão a Vazão e finalidade da se a obra para proteger quais cidades, ou o Rio.

    V Os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas e do distrito Federal Brasília, e os Governadores dos estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco também, Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população. Inclusive o Estado de Minas Gerais.

    Enviarem Recursos financeiros e Trabalhadores Especializados como Engenheiros, Mestres de Obras, Pedreiros etc. Materiais de construção todos, Maquinários Pesados, para Estado de Minas Gerais e fazendo pagamentos em dia a esses trabalhadores e custeando todas as despesas.

    Solicitando ajuda Humana e de Maquinários pesados, As 521 Prefeituras dos Municípios onde Passa o Rio São Francisco. Urgência imediata, antes chuvas fortes de Novembro e Dezembro em Minas Gerais, (Como Força Tarefara).

    VI Nunca Esperar pela ação da VALE Mineradora a Causadora, Precisa de Salvar o Rio São Francisco com Urgência imediata Antes da Chuvas de Novembro e Dezembro do ano 2019. Talvez a VALE pode ou não fornecer alguma assistência.

    https://www.obugio.org.br/petitions/salvem-o-rio-sao-francisco-e-toda-bacia-do-rio-sao-francisco-da-lama-trazido-pelo-rio-paraopeba

    https://www.facebook.com/CBHSaoFrancisco/videos/1268747023297095/

    https://www.facebook.com/CBHSaoFrancisco/videos/1268747023297095/?t=0

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

sete − um =