Chamada de artigos para Dossiê Temático “Políticas Ameríndias”

Dossiê: “Políticas Ameríndias” – ACENO, Revista de Antropologia do Centro-Oeste, 5 (10). Cuiabá: PPGAS/UFMT, Ago/Dez 2018. Submissão até 30 de setembro de 2018, AQUI. Organizadores: Aline Crespe Castilho (UFGD) e Diógenes Cariaga (PPGAS/UFSC)

A ACENO, Revista de Antropologia do Centro-Oeste, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso, periódico online semestral, dedicado à pesquisa, ao debate, à construção do conhecimento e à interlocução entre antropólogos e antropólogas e pesquisadores de áreas afins, abre chamada para submissão de artigos para o próximo número, a ser publicado no final do segundo semestre de 2018.

Neste dossiê convidamos autoras e autores (indígenas e não indígenas) para contribuírem com artigos inéditos, traduções, resenhas e ensaios fotográficos que se interessam na descrição dos modos e formas do fazer política entre os coletivos ameríndios.

Nos últimos anos, contribuições vindas de outros campos da Antropologia e demais Ciências Sociais, alargaram o escopo do conceito de política abrindo para as pesquisas em Etnologia e História Indígena outras possibilidades reflexivas, que passaram a considerar a multiplicidade de mundos, corpos e entes na socialidade indígena. Desde os anos de 1970, a etnologia indígena tem produzido sínteses etnográficas que têm demonstrado que nas terras baixas da América do Sul a vida social está profundamente articulada em torno da produção de pessoas. Desde então, a proposição de modelos analíticos centradas na descrição de sociocosmologias, regimes de temporalidade e de conhecimentos tem demonstrando intensa vitalidade na produção antropológica e histórica sobre os ameríndios nestas paisagens.

Nas últimas décadas também é crescente o interesse de pesquisadoras e pesquisadoras no tema da “filosofia da chefia ameríndia”, como proposto por Pierre Clastres, bem como sobre o que Lévi-Strauss propõem como estrutural ao movimento de produção de relações e diferenças no mundo ameríndio: o dualismo em perpétuo desequilíbrio e a abertura ao outro. Vimos assim florescer muitas dissertações e teses focadas nas formas de chefia e liderança, nos modos de fazer e desfazer coletivos, na produção de paisagens e nas (contra) formas de misturas e mestiçagens.

Neste dossiê, nossa intenção é somar a este panorama produções autorais, que além dos temas elencados, estejam interessados em demonstrar formas do fazer (e desfazer) política em contextos ameríndios atuais, considerando os efeitos de múltiplas formas de relação com a sociedade nacional, o impacto do aumento da dependência (ou ausência) das ações do Estado, as relações entre xamanismo e conversões e a emergência de novas formas e estilos de lideranças sustentados por reflexões nativas sobre relações geracionais, de gênero e econômicas.

As submissões deverão ser feitas pelo site da revista.

Diretrizes para autores:

http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/about/submissions#authorGuidelines

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − treze =