É grande a chance do presidente ser paulista com vice do Rio Grande do Sul. Por Leonardo Sakamoto

no blog do Sakamoto

O que as duplas Fernando Haddad e Manuela D´Ávila, Geraldo Alckmin e Ana Amélia e Jair Bolsonaro e Antônio Mourão têm em comum? Todas são formadas por uma cabeça de chapa de São Paulo e uma vice do Rio Grande do Sul.

O PT anunciou Fernando Haddad como vice de Lula neste domingo (5). Quando a candidatura do ex-presidente for impugnada pela Justiça, o ex-prefeito deve assumir a cabeça da chapa e Manuela D’Ávila (PC do B) concorrerá como vice de fato.

Até lá, a coalizão, que também inclui o PROS e o PCO quer bombar a imagem de Lula com vídeos já gravados, tentando transferir o máximo de votos ao plano B. Caso a Justiça não permita que o ex-presidente apareça como candidato na propaganda, ele ainda pode ocupar até 25% do tempo do programa e das inserções como cabo eleitoral, de acordo com o artigo 54 da Lei das Eleições.

A coincidência na montagem das chapas param na repetição SP/RS, contudo.

Fernando Haddad e Manuela D’Ávila foram a costura possível da chamada unidade da esquerda que tentou ser montada pelo PT, tendo ele próprio à frente, claro. Ciro Gomes (que não toparia ser vice) e Guilherme Boulos (que mais do que uma candidatura que construir um projeto de esquerda) vão seguir caminhos próprios. A coalizão espera que a sombra de Lula garanta os votos do Nordeste à virtual chapa do Sudeste e Sul. Ele tem 55 anos e ela quase 37, contrastando com os 72 anos de Lula. Devem chamar para si a ideia de renovação.

Geraldo Alckmin (PSDB), por sua vez, foi buscar Ana Amélia (PP), uma senadora gaúcha e respeitada pelos conservadores, para recuperar parte dos tradicionais votos tucanos, principalmente na região Sul, que revoaram para Bolsonaro. Ao não buscar um vice do Nordeste, onde sua intenção de voto é baixa, Alckmin deixa claro que seu adversário no primeiro turno é o ex-capitão do Exército. A dupla tem 65 e 73 anos, respectivamente. Ou seja, o discurso deve ser o oposto, o da experiência.

E o general Mourão (PRTB) não foi a primeira opção de Jair Bolsonaro (PSL) para a vaga de vice. Mas a opção possível depois que não conseguiu fechar com o senador Magno Malta (PR), com o general da reserva Augusto Heleno (PRP) e com a professora e advogada Janaína Paschoal. Outros cotados, o herdeiro da família imperial Luiz Philippe de Orleans e Bragança e o astronauta Marcos Pontes acabaram de fora. Bolsonaro tem 63 anos e Mourão, quase 65. A chapa não conta com experiência em cargos executivos.

O candidato à vice, desde cedo, se colocou à disposição para a tarefa. Mas o presidente do PRTB, Levy Fidelix, precisava retirar sua tradicional candidatura. E, com isso, chegamos à informação mais relevante deste texto: não teremos, nesta eleição, o Aerotrem na propaganda presidencial. Uma pena.

Obelisco do Ibirapuera: Mausoléu da guerra puxada por paulistas contra um gaúcho em 1932. Foto: Edson Lopes Jr/A2AD

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 + sete =