Biblioteca da Unicamp sofre pichações racistas e ameaças

Com teor de ameaça, as pichações na Unicamp continham suásticas e mensagens como “Vai ter Massacre #Columbine” e “Poder Branco”

Revista Fórum

A Biblioteca Antonio Candido, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e banheiros do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, amanheceram nesta quarta-feira (15), com pichações racistas, desenhos de suásticas e com mensagens de ameaça em mesas, paredes e telas de computadores.

A reitoria abriu sindicância para apurar o caso e registrou o vandalismo na Polícia Civil. A diretoria do IEL disse que câmeras flagraram os atos, cometidos na noite da terça-feira (14) e que o rosto do autor é visível nas imagens.

Com teor de ameaça, as pichações continham suásticas e mensagens como “Vai ter Massacre #Columbine” e “Poder Branco”. “Todas as providências administrativas, jurídicas e policiais estão sendo tomadas para identificar e processar o autor desse ato criminoso. A Biblioteca permanecerá fechada até que se conclua a perícia”, informou o IEL.

Já a Reitoria, em nota, condenou com veemência os atos de vandalismo. “Mais graves do que os danos causados ao patrimônio público são o simbolismo dos desenhos e o teor das mensagens, totalmente incompatíveis com os valores da Unicamp e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade acadêmica que preza a democracia, a paz e a diversidade”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 3 =