Quilombolas realizam protesto em frente ao Incra, em Salvador, por demarcação de território

Segundo manifestantes, ato é para pedir demarcação de território do Quilombo Quingoma, que fica em Lauro de Freitas.

Por G1 BA

Um grupo quilombola protesta na manhã desta quarta-feira (3), em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Salvador.

Conforme organizadores, o ato, que começou por volta das 9h, é para pedir demarcação do território quilombola Quingoma, que fica em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

Ainda conforme representantes, cerca de 100 pessoas participam do protesto. A manifestação não atrapalha a passagem de veículos pela região do Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde fica a sede do Incra.

Por meio de nota, a Superintendência Regional do Incra na Bahia disse que houve uma reunião, nesta quarta-feira, entre os representantes do órgão e famílias do Território Quilombola Quingoma.

O Incra informou que está oficiando a 1ª Vara Civil de Lauro de Freitas, com a finalidade de informar sobre o andamento do regularização fundiária do Quingoma. Explicou ainda que existe um pedido de reintegração de posse contra as famílias do Quingoma.

Ainda na nota, o Incra informou que apesar do andamento da regularização fundiária, ainda aguarda o encaminhamento das peças de um relatório técnico que vai identificar e delimitar a área do Quilombo.

Imagem: Em protesto, grupo pede demarcação de território Quilombola em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador — Foto: Eduardo Barbosa/TV Bahia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − 5 =