Crime Samarco Vale/BHP: População de Colatina ouve reivindicações de pescadores atingidos

Por Fernanda Couzemenco, no Século Diário 

Mais uma vez os pescadores de Colatina (noroeste do Estado) atingidos pelo crime da Samarco /Vale-BHP protestaram contra o descaso a que são submetidos pela Fundação Renova e a prefeitura.

A Marcha em defesa dos direitos foi realizada na manhã dessa sexta-feira (30), no rio Doce e na Avenida Beira-Rio, com organização da Associação dos Pescadores Profissionais Nova Vida (Apevida).

“Conseguimos ser vistos e ouvidos pela população e agora esperamos que dê um resultado que melhore a nossa situação”, avalia a presidente da Apevida, Andressa Karla Sacht Lemes da Rocha.

Na água e no continente, os manifestantes empunharam cartazes, denunciando o não-reconhecimento de vários pescadores como atingidos, o não pagamento de indenizações, o preconceito contra as mulheres pescadoras no reconhecimento e pagamento do auxílio emergencial, a destruição da peixaria e sede da Apevida pela prefeitura, entre outras pautas.

Uma das participantes, a pescadora Joselita Maria de Jesus desabafou: “a Renova não enxerga os que estão sofrendo pelo rio, os que não estão podendo trabalhar. Se os homens trabalhavam, as mulheres também, e elas está sendo colocadas pra baixo, tem muitas mulheres que não foram reconhecidas. Estamos fazendo esse ato a vamos fazer muito mais!”.

Ao final, os manifestantes receberam as bênçãos do bispo diocesano, Dom Vladimir Lopes Dias. A Apevida também convidou a Fundação Renova e o prefeito Sergio Meneguelli (MDB), além de sindicatos locais, mas estes não compareceram.

A pauta de reivindicações será entregue ao prefeito e à Renova, em reunião a ser marcada. “Estamos tentando, mas eles ainda não quiseram nos receber”, denuncia Andressa.

A pauta completa tem oito itens: Entrega de uma nova sede para a Apevida; reconhecimento dos pescadores frente à Renova; assistência social e de saúde às famílias de pescadores; rejeição da Prefeitura ao acordo de indenização proposto pela Renova ao município; implementação e contratação assessoria técnica; melhoria e garantia da qualidade da água oferecida a população de Colatina; revitalização do Rio Doce e das nascentes do município; Reconhecimento das mulheres atingidas por parte da Renova.

Imagem: Reprodução do Século Diário.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 − dez =