Temer autoriza abate de aviões e até uso de mísseis em posse de Bolsonaro

Um decreto assinado por Michel Temer autoriza o abate de aviões suspeitos que adentrarem a área de segurança do espaço aéreo delimitado para a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, no dia 1 de janeiro, em Brasília; decreto, com validade por 24 horas, é inédito em cerimônias de posse presidenciais e será colocado em prática por 130 militares; segundo o texto, as aeronaves consideradas hostis são as que se comportarem de “maneira a evidenciar uma agressão”, que podem “preparar-se para atacar ou lançar artefatos bélicos” ou “lançar paraquedistas ou tropas sem autorização”

No Brasil 247

Um decreto assinado por Michel Temer autoriza o abate de aviões suspeitos que adentrarem a área de segurança do espaço aéreo delimitado para a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, no dia 1 de janeiro, em Brasília. O decreto, com validade por 24 horas, é inédito em cerimônias de posse presidenciais e contará até com mísseis terra-ar. A execução do plano de segurança ficará a cargo de 130 homens do Exército e da Força Aérea.

O decreto entrará em vigor da 0h do dia 1º de janeiro até a 0h do dia seguinte e a decisão ou não acerca do abate ficará a cargo do Comandante da Aeronáutica. Pelo texto do decreto, antes do procedimento de abate, as aeronaves suspeitas deverão ser submetidas a “medidas coercitivas progressivas”, incluindo contato por rádio e visual determinando a mudança de rota e a devida identificação. Caso a determinação não seja cumprida, serão disparados tiros de aviso e somente então o abate será autorizado.

Segundo o decreto, as aeronaves consideradas hostis e que podem ser abatidas são as que se comportarem de “maneira a evidenciar uma agressão”, que “preparar-se para atacar ou lançar artefatos bélicos” ou “lançar paraquedistas ou tropas sem autorização” .

Ao todo, a segurança contará com 12 bases terrestres que contará com o apoio de dois tipos de mísseis terra-ar: o IGLA-S, de fabricação russa e alcance de seis quilômetros, e o sueco RBS 70, com alcance de sete quilômetros.

Hieronymus Bosch: detalhe de “O jardim das delícias”

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

catorze − 4 =