Podcast – Agricultura orgânica: grupo de mulheres revela o casamento da faceta da raiz cultural às sementes crioulas

Por Sucena Shkrada Resk, do Blog Cidadãos do Mundo

A entrevistada desta semana, do Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, é a agricultora familiar pernambucana Vilma Martins (terceira à direita na foto), radicada em São Paulo, que integra a composição feminina do Grupo de Agricultores Urbanos (GAU) – Culinária e Agricultura Orgânica, em União da Vila Nova – São Miguel Paulista, na capital, hoje composto por nove mulheres. A maioria são migrantes vindas do Nordeste e carregam esta raiz identitária nas práticas no campo e na culinária com benefício à saúde, com o cultivo de sementes crioulas e a manutenção de um viveiro-escola, no qual passam seus ensinamentos,  por meio da prática do processo da agricultura orgânica.

Mais recentemente, essas agricultoras deram início à faceta empreendedora, ao se enveredarem na gastronomia, oferecendo receitas peculiares, como esfihas, biscoitos, massas, pães e saladas, com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e outras ervas e legumes. Como ela destaca, é um processo de muitos anos que une conservação ambiental e a auto-estima, por meio da promoção da conservação ambiental com a prática da agrofloresta, da promoção da alimentação saudável, da cultura e geração de renda. 

Ouça o depoimento de Vilma sobre esta história cativante destas brasileiras concedido neste domingo (24/3), durante um bate-papo que tivemos quando fui conhecer a banca do grupo, na Feira de Orgânicos promovida no Sesc Paulista. 

#Podcast Blog Cidadãos do Mundo: 

EntrevistaVilmaagricultorafamiliar _250319_pSucena.m4a (3,9 MB)

Imagem: Vilma (terceira à direita) ao lado de outras agricultoras do grupo – Léia (de branco) e Joana (azul) – Crédito da foto: Sucena Shkrada Resk

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco − 1 =