17Abril |Dia Internacional de Luta Camponesa 2019: Direitos Camponeses Já! Com Reforma Agrária e Justiça Social

As organizações que compõem a Via Campesina lançaram um chamado de ação para as atividades e mobilizações da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária que este ano tem como lema: “Direitos camponeses já, com Reforma Agrária e Justiça Social”. A Via reitera no comunicado o compromisso com a Reforma Agrária e com a justiça social.

Via Campesina / MST

Neste 17 de abril, Dia Internacional da Luta Camponesa, com nossa memória viva e com a rebeldia herdada por nossos 19 camaradas sem-terra assassinados impunemente no chamado “Massacre de Eldorado dos Carajás” no Pará, Brasil; como a cada ano chamamos nossas organizações membras de LVC, amigas e amigos e aliadas/os para unificar ações de luta em nível global; afirmando que só é possível ter Direitos Camponeses com Reforma Agrária e Justiça Social.

Em 17 de dezembro de 2018, a 73ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque adotou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outros Trabalhadores em Áreas Rurais, agora que a declaração é um instrumento jurídico internacional.

Como Via Campesina nos mobilizamos para uma real implementação nos territórios, e isto implica que os Estados garantam o acesso à terra, a proteção das sementes contra a comercialização e a paralisação dos despejos e mortes e a aplicação de medidas contra os agrotóxicos; justiça social significa então que aqueles que alimentam o mundo vivem em condições dignas e em paz no campo, sem serem julgados por defenderem seus direitos e territórios.

Nesse sentido, a urgência da Reforma Agrária, em um contexto de extrativismo e apropriação alarmante de terras, é estratégica, já que a ofensiva neoliberal em todo o mundo é acompanhada pela perda de direitos da classe trabalhadora e, consequentemente, do campesinato.

Por isso, no dia 17 de abril nos mobilizamos em jornada de lutas em todos os países e convocamos à luta e resistência em todos os territórios, convocamos também outros movimentos sociais organizados, sindicatos, universidades, mídia amiga e governos populares que priorizam os povos, porque os Direitos Camponeses conquistados não podem ser substituídos por políticas públicas baseadas nos interesses do mercado global e do agronegócio.

Denunciamos este modelo que não só desterritorializa as populações camponesas, mas também se apropria de seus direitos, bens comuns e suas vidas, em nome da produtividade e do desenvolvimento do sistema capitalista no campo.

Chamamos então a levantar os punhos de forma unificada, no campo e nas cidades pelos Direitos Camponeses, Soberania Alimentar e Agroecologia, globalizando a luta e a esperança dos povos frente a este modelo de morte.

#DerechosCampesinosYA

#ReformaAgrariaYJusticiaSocial

#LaViaCampesina

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × um =