Reocupação em área improdutiva na Chapada Diamantina

Cerca de 120 famílias voltaram para continuar desenvolvendo a reforma agrária em Itaberaba

Por Jobson Lopes, da Página do MST

Na madrugada dessa segunda (13), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reocupou a fazenda Santa Maria, conhecida como Bom Jardim, localizada na zona rural de Itaberaba na Chapada Diamantina.

Cerca de 120 famílias reocuparam pela sexta vez a fazenda, que outrora tinha sido instrumento do agronegócio na criação de gado e que se encontra desativada.

A fazenda vinha sofrendo desmatamento e caça ilegal. Uma queixa foi prestada no IBAMA anos atrás, mas até o presente momento nada foi feito a respeito.

Assim que a fazenda foi reocupada, passadas algumas horas, os policiais militares apareceram e tentaram convencer os trabalhadores e trabalhadoras do campo a saírem, sem êxito. Em seguida  vieram a CAATINGA (policia especializada) para também tentar fazê-los desocuparem a área, mas também sem resultado.

Antes de voltar à terra, os trabalhadores da reforma agrária foram ao Ministério Público (MP) prestar queixa e foram na delegacia registrar boletim de ocorrência (BO), pois estão sendo ameaçados pelo arrendatário Rogério São Mateus Valverde, que mostra armas de grosso calibre a todos acampados.

Ao ocupar a terra as famílias reivindicam que os donos da fazenda se pronunciem para uma conversa com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) para entrarem em negociação.

Os acampados sonham em poder produzir e viver dignamente, pois estão cansados de verem suas produções serem destruídas pelos capangas do arrendatário. As famílias seguem em luta em busca pela reforma agrária popular.

Editado por Fernanda Alcântara.

Imagem das terras da produção dos assentados antes do despejo – MST

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

11 − 6 =