Igrejas e Mineração: o cuidado com a Casa Comum

Representante do papa Francisco irá visitar Brumadinho e celebrar junto às comunidades atingidas, no dia 18 de maio, para manifestar solidariedade às vítimas e apoio à Igreja empenhada na defesa da vida.

Na Cáritas Minas Gerais‏*

Em solidariedade às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale da Mina do Feijão, em Brumadinho, o representante do papa Francisco, monsenhor Bruno-Marie Duffé, irá realizar celebrações junto às comunidades do município, no dia 18 de maio. As celebrações serão realizadas durante o dia nas comunidades Córrego do Feijão e Parque Cachoeira, que foram diretamente atingidas pelo rompimento, e a noite será celebrada uma missa na Igreja Matriz da cidade.

O encontro com monsenhor Bruno-Marie Duffé, que é secretário do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, órgão do Vaticano, propõe a reflexão sobre a missão da Igreja Católica na defesa da Casa Comum e seu necessário posicionamento para uma urgente revisão do modelo econômico minerário e extrativista. As atividades também buscam divulgar a posição da Igreja, inspirada por sua Doutrina Social, a fim de orientar a opinião pública e apoiar as comunidades, grupos e movimentos que se empenham em defesa dos territórios.

Seminário

Em sua passagem por Minas Gerais, o representante do papa Francisco também participa do seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”, no dia 17 de maio, na PUC Minas. O evento, que tem entre seus organizadores a Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da PUC Minas e da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), ocorrerá no Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

Para participar do seminário é preciso fazer AQUI sua inscrição.   

Além da Arquidiocese de Belo Horizonte, o seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum” tem entre seus organizadores a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a partir do grupo de trabalho dedicado à mineração, e a rede Igrejas e Mineração, uma articulação das igrejas cristãs nos países do continente americano, a qual a Cáritas Regional Minas Gerais integra junto a diversos organismos e pastorais sociais.

Confira AQUI a programação completa do seminário.

Programação da visita do representante do papa a Brumadinho

9h às 11h – Córrego do Feijão (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.
11h às 13h – Almoço, seguido de descanso
13h às 17h – Parque da Cachoeira (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.
17h às 18h – Preparação para a eucaristia
18h às 19h – Celebração da Esperança – Missa na sede de Brumadinho – Igreja Matriz de Brumadinho

Mais informações ou dúvidas pelo email: [email protected]

*com informações da PUC Minas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × 1 =