Policiais expulsam de forma truculenta trabalhadores do campo sem ordem de despejo

Ação acontece logo após reocupação da fazenda em Itaberaba, na Chapada Diamantina

Por Coletivo de Comunicação da Bahia
Da Página do MST

Na noite do dia 14, os trabalhadores e trabalhadoras do campo foram surpreendidos por viaturas da polícia especializada RONDESPE, que chegou fortemente armada e expulsando os trabalhadores da fazenda Santa Maria.

Cerca de 120 famílias haviam reocupado na  madrugada dessa segunda (13) a fazenda Santa Maria, conhecida como Bom Jardim, localizada na zona rural de Itaberaba na Chapada Diamantina.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST) reocupou pela sexta vez a fazenda, que outrora tinha sido instrumento do agronegócio na criação de gado que se encontra desativada.

Agindo de forma truculenta,com força extrema e sem nenhuma ordem de despejo, os policiais causaram pânico, desordem e medo no acampados.

O terror causado fez com que todos e todas saíssem correndo, muitos apenas com a roupa do corpo. Homens, mulheres e crianças estão tomados pelo medo e se encontram escondidos.

Durante a ação arbitrária e ofensiva, a polícia levou presos três companheiros que estavam acampados. Na batida policial, o arrendatário Rogério São Mateus Valverde estava acompanhando as viaturas.

Na ação recente de ordem de despejo, ocorrida no mês passado, os trabalhadores saíram da fazenda e foram pra outro lugar. Desde então, os trabalhadores do campo recebem visitas indesejadas de capangas e jagunços tentando intimidar com armas de grosso calibre.

O descaso do governo com o povo do campo está alcançando proporções de crueldade e terror. “Assistir os servidores públicos, que deviam zelar pela segurança, causando terror é desumano” afirmou um dos trabalhadores.

O MST mostra indignação pela barbárie causada pelos policiais e continua em luta.

Imagem: Ação policial usou de violência e truculência com os acampados – MST

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

sete + catorze =