Academia de extrema-direita de Bannon na Itália está ameaçada

Alegando violações contratuais, governo italiano inicia processo para revogar arrendamento de monastério isolado ao sul de Roma, onde seriam realizados cursos para treinar “guerreiros culturais” da extrema direita.

Na DW

O governo italiano anunciou nesta sexta-feira (31/05) que iniciou um processo para revogar o arrendamento de um mosteiro do século 13, localizado ao sudeste de Roma, que abrigaria a sede de uma academia com objetivo de criar uma vanguarda política populista de direita. Steve Bannon é um dos principais nomes por trás desse projeto.

Em nota, o Ministério da Cultura italiano afirmou que o processo de revogação do aluguel do mosteiro Certosa di Trisulti para o ultraconservador Instituto para a Dignidade Humana (DHI) foi aberto após a violação de várias obrigações contratuais por parte do inquilino.

Em outubro de 2016, foi lançada uma licitação pública para ocupar o monastério, construído em 1204 no topo de uma montanha, por 19 anos. No ano passado, o DHI, apoiado por Bannon, ex-estrategista chefe de Donald Trump, venceu o processo ao oferecer um aluguel anual de 100 mil euros.

Segundo a imprensa italiana, o instituto cometeu várias irregularidades na licitação. Uma delas teria sido assegurar possuir experiência em conservação de patrimônio histórico ao ter aberto e administrado um museu monástico, o que se revelou falso posteriormente. Documentos apresentados pelo DHI no processo também foram falsificados.

Críticos do projeto denunciaram ainda que o imóvel histórico seria utilizado para fins políticos. O líder do partido de esquerda Sinistra, Nicola Fratoianni, disse em comunicado que a decisão do ministério é uma vitória para “a legalidade, bom senso e para a comunidade local”.

Segundo o presidente e fundador do DHI, Benjamín Harnwell, que é um ex-assistente parlamentar britânico, a ideia de criar a academia para promover cursos de formação de “guerreiros culturais” da extrema direita partiu de Bannon, um dos principais apoiadores do instituto e atual assessor da frente populista e ultradireitista na Europa.

O monastério está localizado acima da cidade de Collepardo, duas horas de carro a sudeste de Roma, e já pertenceu à Ordem Beneditina.

CN/dpa/efe

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezessete − 5 =