“O Congresso é a Casa do povo, onde o povo indígena tem que estar”, reafirmou Joenia Wapichana no Encontro de Parlamentares Indígenas da América Latina

Por Ascom/ Dep. Joenia Wapichana

No Congresso da República do Perú, em Lima, ladeada de parlamentares indígenas da América Latina, México, Bolívia, Panamá, Equador e Perú, a primeira deputada federal indígena do Brasil, Joenia Wapichana, reafirmou na conferência de imprensa que o “Congresso é a casa do povo, onde o povo indígena tem que estar presente”, principalmente as mulheres, uma presença importante para discutir a situação dos povos indígenas, compartilharem as boas experiências, trazer os valores e as tradições indígenas”.

Joenia destacou a importância do encontro justamente no período de crise econômica e social no Brasil. Reforçou que “os povos indígenas querem sim o desenvolvimento, mas com respeito à diversidade cultural, à situação de gênero e a todos os povos da América Latina”.

Da Amazônia brasileira, Wapichana reafirmou o compromisso de somar forças junto às demais parlamentares para que possam construir uma América Latina digna, melhor, e com respeito aos povos indígenas e atenção às mulheres indígenas.

“E vamos fazer história, porque estamos começando desde Perú mostrar nossa realidade como povos, como mulheres. Temos as nossas ideias, a nossa capacidade, intelectualidade, trazemos valores indígenas para esse meio, o Congresso Nacional”, disse Joenia Wapichana ao agradecer o convite, ao lado de mulheres fortes e guerreiras, como ela mesma mencionou.

Concluiu manifestando o desejo de que o próximo encontro seja no Brasil.

A participação de Joenia Wapichana no 1º Encontro Internacional das Parlamentares Indígenas da América Latina com o tema “mulheres indígenas lutando contras as violências”, segue até amanhã, 1º de junho.

O Encontro iniciou hoje, com o diálogo entre as parlamentares e amanhã, será Fórum Público “mulheres indígenas lutando contra as violências”. Joenia também participará desse momento. 

Foto: Coletiva de Imprensa/ Encontro de Parlamentares Indígenas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × 2 =