Choveu dinheiro no largo da Carioca

As repórteres da Pública seguem os rastros da corrupção que se espalharam pelo centro do Rio de Janeiro e detalham os esquemas de propina, fraude e desvio de dinheiro que marcaram a história do Brasil

Por Mariana Simões, Natalia Viana, Agência Pública

No último episódio do podcast Histórias que Ninguém te Conta as repórteres Mariana Simões e Natalia Viana investigam a corrupção presente na zona portuária do Rio de Janeiro

Imagine esta cena: em plena luz do dia em uma praça movimentada no centro do Rio de Janeiro conhecida como Largo da Carioca, uma mala recheada com 100 mil reais de propina estoura e o dinheiro sai voando pelas ruas.

Inacreditável, não é? Mas isso realmente aconteceu, em outubro de 2015. Tá registrado nos autos do Ministério Público Federal.

O dono da mala era o empresário João Bernardi Filho, que levava o dinheiro para Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato. Mas Bernardi não esperava ser assaltado quando saía de uma agência bancária na Rua da Assembleia com a propina em mãos, rumo ao icônico prédio da Petrobrás. Depois de ter sido perseguido por um segurança, o ladrão deixou a mala cair e o dinheiro se espalhou. Apenas 43 mil foram recuperados pela polícia e entregues a Bernardi.

É assim que começa o último episódio do podcast Histórias que Ninguém te Conta, que revela histórias pouco conhecidas sobre a zona portuária do Rio e seu entorno. Neste episódio, as jornalistas Natalia Viana e Mariana Simões seguem os rastros da corrupção que estão presentes na região desde a época em que o Brasil era uma colônia de Portugal.

Um dos maiores marcos da corrupção tem o pomposo nome de Porto Maravilha, um projeto de revitalização da antiga zona portuária que já custou R$ 6,2 bilhões de investimento público pela Caixa Federal e deve consumir mais R$ 4 bilhões. Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmera dos Deputados do PMDB, foi preso pela Lava Jato por desviar 1,5% do valor para os cofres do seu partido.

O podcast Histórias que Ninguém te Conta tem como ponto de partida o aplicativo Museu do Ontem, que mistura jornalismo e gamificação para explorar a região que foi palco de grandes acontecimentos e transformações na história do Brasil.

Saiba mais e baixe o aplicativo aqui.

Ilustração: Juliana Russo/Agência Pública

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × 2 =