Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente ocorre até sexta-feira (7) no Rio de Janeiro

Por Jaqueline Deister

O primeiro Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente começou nesta quinta-feira (6) no hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca. Ao todo, mais de mil profissionais da área da saúde de todo o Brasil participam do encontro e buscam estratégias para aprimorar as medidas preventivas aos chamados eventos adversos, ou seja, os danos desnecessários decorrentes do cuidado prestado aos pacientes nas instituições de saúde, que, em casos extremos, podem levar até a morte.

A atividade de abertura do Congresso contou com a participação do pesquisador e fundador do Instituto Australiano de Inovação em Saúde da Universidade Macquarie, Jeffrey Braithwaite e do presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), Victor Grabois.

A conferência trouxe um panorama internacional e nacional referente aos desafios impostos para promover uma melhora na área de cuidado em saúde uma vez que os danos causados por “erros” estão relacionados a processos e sistemas falhos recorrentes adotados na área da saúde.

Para Grabois, é necessário pensar em regulação e aprimoramento de políticas públicas já existentes. Segundo ele, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído em 2013, precisa ser fortalecido pelo Ministério da Saúde. O pesquisador pondera também que a redução de riscos depende de um diálogo entre governo, entidades da sociedade civil e representações de pacientes sobre como melhorar a área em conjunto.

“Essa ideia de regulação da Segurança do Paciente tem que ser feita com a colaboração de todos, precisamos capacitar os indivíduos, colocar os hospitais e as instituições de saúde trabalhando juntos em processo colaborativo. Há uma série de questões que precisam ser feitas e não dependem só do governo, conselhos de exercício profissional que vão conseguir e grandes redes privadas. É um esforço coletivo, onde a justiça e a universidade também têm um importante papel”, explica.

O Congresso ocorre até sexta-feira (7). Além de palestras, rodas de conversa e apresentação de pesquisas, o evento contará ainda com o Prêmio Walter Mendes. A iniciativa contemplará modalidades de trabalho científico e experiências exitosas em instituição de saúde pública ou conveniada ao SUS.

A falta de Segurança do paciente em números

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017 apontam que os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e danos a cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano no mundo. Estudos realizados no Brasil estimam a taxa de ocorrência de eventos adversos em 7,6%, considerando todas as internações hospitalares em um ano.

Informações

Evento: 1° Congresso Brasileiro para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente
Local: Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Data: 5 (Pré-Congresso), 6 e 7 de junho
Site do Congresso: http://www.sobrasp2019.com.br/index.php

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um + 11 =