No Mato Grosso, mulheres entoam: “Organizadas, abrimos novos caminhos”

No município de Colíder, norte do estado, foi realizado o Encontro Regional das Mulheres Camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Evento acontece em consonância com a preparação para o V Intercâmbio Estadual de Mulheres Camponesas, que será realizado entre os dias 18 e 21 de julho em Juscimeira.

por CPT Mato Grosso

Nos dias 07 e 08 de junho, 38 mulheres camponesas acampadas e assentadas da região Norte do Mato Grosso se reuniram no município de Colíder para o Encontro Regional das Mulheres Camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no estado.

O evento teve como tema: “Mulheres sementes de fé, luta e resistência”, e lema: “Organizadas, abrimos novos caminhos”. As mulheres refletiram sobre a vida e a realidade das camponesas, celebraram a caminhada comunitária, viram, reviram e valorizaram as formas de organização já existentes nas comunidades, e se enxergaram como formas de resistência aos ataques do sistema (governo, fazendeiros, grileiros e etc).

Elas também conversaram sobre a Marcha das Margaridas, assistiram o documentário e conheceram a história de Margarida Maria Alves, com a qual se identificaram e se emocionaram. Outro tema tratado foi a Reforma da Previdência, quando elas puderam conversar brevemente sobre mais esse ataque aos direitos das trabalhadoras, e como as mulheres do campo serão mais prejudicadas com essa “Des-Reforma” imposta pelo atual governo.

O encontro foi enriquecedor e contou com a assessoria da agente voluntária da Pastoral da Terra, Glória Maria Grández Muñoz. Foram dois dias de muitas trocas de saberes, aprendizados, desabafos, cuidados, cantorias, místicas e, principalmente, união, de tal forma que as presentes afirmaram várias vezes que JUNTAS são mais fortes e que “Ninguém solta a mão de ninguém”.

Este encontro está em sintonia com a preparação para o V Intercâmbio Estadual de Mulheres Camponesas da CPT Mato Grosso, que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de julho no município de Juscimeira, na região sul do estado. Nestes dias, a Pastoral pretende reunir 160 mulheres vindas de todos os cantos do estado.

Imagem: Kamila Picalho

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 5 =