Tem início a V Assembleia dos Jovens da CLOC – Via Campesina em Cuba

No âmbito do VII Congresso da CLOC (Coordenadoria Latinoamericana de Organizações Camponesas) e com o tema: “Jovens do campo e jovens da cidade, lutando todos e todas por seus ideais”, teve início a V Assembleia dos Jovens da CLOC – Via Campesina, nessa terça-feira (25), em Cuba. Participam jovens, homens e mulheres, das Américas do Sul e Central, e do Caribe, que dão continuidade ao longo processo de discussões, desde a realização do I Congresso da CLOC há 25 anos, e nove anos após a primeira Assembleia de Articulação dos Jovens.

por CLOC / tradução: Cristiane Passos – CPT

Liezer Inabel Ramírez, da República Dominicana, e membro da comissão política continental definiu esta assembleia como um momento histórico, porque estamos em um contexto político em que o imperialismo está impondo todas as suas políticas neoliberais. Para ele, estar em Cuba comemorando com um povo heroico os 60 anos de reforma agrária em seu país, um povo que, apesar do bloqueio genocida imposto pelo império, conseguiu construir o socialismo a partir da base.

Na Assembleia foi lembrado o comandante-chefe Fidel Castro Ruz, que disse uma vez que o conceito de revolução é a profunda convicção de que não há força no mundo capaz de derrubar a força da verdade e das ideias, “precisamente é isso que tem nos unido para lutar pela soberania dos povos, pelos camponeses e camponesas da América, que estão lutando por um pedaço de terra para alimentar o povo ”, enfatizou Liezer.

Yulissa Morejon, camponesa cubano, jovem comunista e presidente de uma organização de base da Associação Nacional dos Pequenos Agricultores (ANAP) no município de Güira de Melena, disse que este encontro vai permitir a troca de conhecimentos para ajudar a continuar a trabalhar para o desenvolvimento econômico, desenvolvimento político e social dos países, para condenar mais uma vez o bloqueio injusto e massacrante a que o povo cubano foi submetido durante mais de 60 anos, e denunciar a interferência do império nos assuntos internos das repúblicas irmãs da Venezuela e da Nicarágua.

Deo Carrizo, que já fez parte dessa articulação de jovens, mas agora está realizando outras tarefas internamente na CLOC, disse que estava emocionada ao ver outros jovens darem continuidade ao legado e às tarefas da juventude da CLOC. Ele fez memória dos nomes de alguns companheiros e companheiras históricos que guiaram esse caminho e que atualmente continuam com responsabilidades dentro do movimento.

Para Deo, o importante é continuar amando a terra, para fazê-la dar à luz, porque dar à luz a terra é fazer guerra contra o imperialismo. É crescer, multiplicar, participar e permanecer firme nessa construção na diversidade.

Representando a União dos Jovens Comunistas, Yannara Concepción acolheu a grande pátria de Cuba, que apesar de pequena, sabemos que é imensa por causa do amor e das oportunidades. “Esta será uma oportunidade não apenas para aprender sobre Cuba, mas também para aprender sobre as experiências e desafios que os jovens das Américas e do mundo enfrentam. A Associação Nacional de Pequenos Agricultores de Cuba (ANAP) está agradecida por recebê-los em suas terras e permitir-lhes conhecer sua realidade e seu processo de construção do socialismo, que é o socialismo do mundo.

Desde nossos territórios
Unidade, luta e resistência
Pelo socialismo e a soberania de nossos povos!

Foto: Viviana Rojas – CLOC

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove − 1 =