MG – Atingidos de Itatiaiuçu têm nova evacuação

No MAB

23 famílias atingidas do município de Itatiaiuçu terão que sair novamente de suas casas pelo risco de rompimento da barragem da mineradora Acelor Mittal. A empresa anunciou na manhã de ontem a evacuação, após resultado de análise do possível rompimento da barragem da Mina Serra Azul definir aumento na mancha de risco de áreas atingidas.

Tais mudanças ocorrem por que os estudos de risco, conhecidos como dam break, consideram uma série de fatores para definir a mancha de risco. Os estudos anteriores apontaram risco somente de rompimento da barragem por erosão, ou seja, aos poucos. No caso de dam break atual, foi considerado o rompimento repentino de toda a barragem, como no caso do crime da Vale em Brumadinho, além de apontar a possibilidade de rompimento da barragem molhada, ou seja, com grande volume de água.

Assim, famílias já abaladas pelo risco que correm desde fevereiro deste ano após o soar da sirene, mais uma vez passam por estresse e abalo em suas vidas.

O Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB acompanha o processo de organização das famílias atingidas desde o dia 8 de fevereiro, após a evacuação forçada, e contribui nas negociações com a mineradora e os órgão de justiça. Junto com os atingidos do município, o MAB já denunciava o risco em que a mineradora Acelor Mittal deixou famílias que viviam muito próximas às áreas da mancha, pela possibilidade de erros nos estudos. A falta de precaução da empresa é notável e causa novos transtornos à população das comunidades de Itatiaiuçu.

Seguiremos acompanhando a luta dos atingidos e o processo de remoção das famílias, buscando garantir que seja realizado com o máximo de cuidado possível.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

8 + 8 =