Por Luiz Antonio Ribeiro , em Notaterapia
As variações linguísticas e, principalmente, de sotaques são, sempre, uma grande marca da diversidade das culturas dos países, estados e regiões. Se você mora, por exemplo, no Rio de Janeiro e vai para o Nordeste, já começa a perceber uma mudança no jeito de falar, tanto no sotaque quanto no vocabulário. Pensando nisso, o ex-engenheiro de softwares da Microsoft, David Ding, desenvolveu um mapa interativo on-line que permite ouvir trechos de falas de diversas regiões do mundo todo. Trata-se de uma ferramenta gratuita e muito útil para quem ama as línguas e tem curiosidade sobre como elas são ao redor do mundo ou, simplesmente, para quem está aprendendo determinado idioma.
O nome do site é Localingual e nele é possível comparar e escutar o sotaque de um francês de Paris ou de Québec, no Canadá, por exemplo. Os diversos sotaques regionais são gravados e enviados voluntariamente por pessoas de diferentes países e subdivisões. Mesmo com 18 mil gravações, ainda há locais sem nenhum áudio.
No mapa disponibilizado no site é só você dar um zoom na imagem e clicar nas divisões administrativas internas ou cidades destacadas. Do lado esquerdo da tela, clique no botão “listen to voices from this region” e uma aba com diversas frases se abrirá. Aperte nas carinhas (de homem ou mulher) que aparecem e ouça o som das vozes locais.