#VazaJato 12: O pepino de Dallagnol

Tania Pacheco

‘Isso é um penino pra mim’: Deltan Dallagnol deu palestra remunerada para empresa investigada na Lava Jato é o título da 12a matéria publicada pelo Intercept no âmbito da #VazaJato, primeira após a ‘descoberta’ do #HackerDeAraraquara.

Diz a abertura da matéria:

“O procurador Deltan Dallagnol foi pago para dar uma palestra para uma empresa investigada por corrupção pela Lava Jato, operação que ele comanda em Curitiba. Dallagnol recebeu R$ 33 mil da Neoway, uma companhia de tecnologia, quando ela já estava citada numa delação que tem como personagem central Cândido Vaccarezza, ex-líder de governos petistas na Câmara que foi preso em 2017, e em negociatas na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras privatizada na terça-feira.

Não ficou só na palestra, realizada em março de 2018. Deltan também aproximou a Neoway de outros procuradores com a intenção de comprar produtos para uso da Lava Jato. Ele chegou a gravar um vídeo para a empresa, enaltecendo o uso de produtos de tecnologia em investigações – a Neoway vende softwares de análise de dados.

Um destaque que merece ser registrado: a informação sobre sua participação junto à Neoway só foi informada por Deltan ao Corregedor do Ministério Público Federal em 4 de junho de 2019, em ofício que a Intercept também reproduz. 11 meses após a palestra e mais de três anos depois das primeiras menções à empresa nos chats, em 22 de março de 2016.  

Como estamos fazendo desde 9 de junho, noticiamos no Combate a reportagem, seguida para o link do Intercept, onde ela pode ser lida na íntegra. Por gentileza, faça-o AQUI. Boa leitura.

O procurador Deltan Dellagnol e seu Power Point. Foto: Geraldo Bubniak /EFE

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

15 − 14 =