Manhã foi marcada por atos de rua em defesa da Previdência e da Educação pelo país

Manifestações ocorrem em pelo menos 150 municípios de todas as regiões durante esta terça-feira (13)

Do Brasil de Fato / MST

Nesta terça-feira (13) pela manhã, atos em todas as regiões do país marcaram mais uma jornada de luta pela Educação pública de qualidade e contra a reforma da Previdência, a principal meta da política neoliberal do ministro Paulo Guedes (Fazenda), aprovada pela Câmara Federal e tramitando no Senado. 

Sindicalistas, estudantes, trabalhadores e ativistas dos movimentos populares foram à ruas para denunciar as ações de desmonte e precarização do atual governo. Protestos estão previstos em pelo menos 150 cidades.

Em Petrolina (PE), o cantor e poeta Maviael Melo recitou um cordel sobre o cenário político. “Quero o que é meu por direito constituído: saúde, lazer, habitação e educação. Isso não é pedido. É a palavra de ordem do povo a se levantar. Não venha sua desgraça, você não vai nos enganar, sua falácia nojenta, sua bandeira cinzenta não vai nos representar”, declamou no início do ato.

Na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, estudantes protestaram o viés privatista presente no programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação do governo Jair Bolsonaro (PSL).

Em Brasília, o ato pela educação se somou ao último dia da Primeira Marcha das Mulheres Indígenas. A manifestação seguiu até o Congresso Nacional. Por volta das 10h, os manifestantes já tomavam boa parte da Esplanada dos Ministérios e o trânsito de veículos no local foi interrompido.

Na cidade de Quixadá, no Ceará, estudantes e professores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece) se reuniram na praça José de Barros para promover uma aula pública sobre os impactos negativos do Programa Future-se. Também teve aula pública em Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro.

No Rio Grande do Sul, Paulo Mors, presidente da sindicato dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criticou o governo Bolsonaro, durante o painel ‘Futuro das Universidades e Institutos Federais no Brasil’, na UCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).

“As barbaridades ditas pelo líder maior do país não são feitas no sentido de fazer piada. Por trás, está o capital rentista. Por trás, está a proposta de aumentar a desigualdade, a exploração dos trabalhadores, a subserviência da Nação”, afirmou.

Na Paraíba, a Marcha das Margaridas saiu da cidade de Conde com destino à João Pessoa onde as camponesas vão se integrar ao grande ato que vai acontecer na parte da tarde.

Grandes atos pela tarde

Além de João Pessoa (PB), foram marcados atos contra a reforma da Previdência e a favor da educação pública de qualidade nas cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras. 

Em São Paulo, a concentração foi no Museu de Arte de São Paulo (Masp). No Rio, a concentração foi na praça da Candelária. Em Belo Horizonte (MG), o ato começou às 14h, no pátio da Assembleia Legislativa.

Na cidade de Goiânia, os estudantes convocaram a manifestação para a praça Universitária. Em Porto Alegre, o ato foi na Esquina Democrática.

Em Brasília, ato unificado reuniu milhares de manifestantes em frente ao Congresso Nacional / Foto: Rafael Tatemoto

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 + 1 =