Mulheres Sem Terra do Maranhão se unem à Marcha das Margaridas

A expectativa é reunir cerca de 100 mil mulheres em um espaço para todas aquelas que lutam por seus direitos e por um Brasil melhor

Por Mariana Castro, na Página do MST 

Com força e otimismo, mulheres de assentamentos e acampamentos do Maranhão deixaram suas casas na madrugada desta segunda (12) rumo à Brasília (DF), para se unirem à Marcha das Margaridas, que acontece durante os dias 13 e 14 de agosto.

A expectativa  é reunir cerca de 100 mil mulheres em um espaço para todas aquelas que lutam por seus direitos e por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência. 

Além do Movimento Sem Terra, a delegação do Maranhão também inclui quebradeiras de coco babaçu, educadoras, movimentos estudantis e feministas, indígenas, pescadoras, quilombolas e ribeirinhas.

“Todas elas estão organizadas nos seus espaços discutindo a importância da participação das mulheres nas diversas lutas. Isso faz com que elas possam transformar a sua própria realidade e a realidade dos seus espaços”, explica a dirigente estadual do MST, Gilvânia Ferreira.

Mulheres de regiões como Mearim e Médio Mearim, Itapecuru, Pindaré, São Luís e Tocantina encaram mais de 24 de ônibus com cânticos e formação, na certeza do seu papel histórico.

Gilvânia destaca ainda a importância de se unir às pescadoras, quilombolas, extrativistas e indígenas, especialmente frente ao governo Bolsonaro, que diariamente ameaça a retirada de direitos políticos e sociais. 

“Estamos nos organizando em grandes redes de mulheres. Que possamos estar juntas e em marcha demonstrando a nossa força. É essencial a construção dessa aliança!”, declara. 

Delegação do Maranhão rumo à Brasília 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezessete − 8 =