DPU realiza lançamento do Guia De Luta Contra A Intolerância Religiosa e o Racismo e campanha da 12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Por Rozangela Silva

Ontem, a sede da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro, na Presidente Vargas / Centro, foi palco para o lançamento do GUIA DE LUTA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E O RACISMO, do autoria de Jorge da Silva, que trouxe a 2ª edição atualizada. Foi lançamento ainda no auditório, a campanha de mídia para a 12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que acontecerá, no domingo do dia 15 de setembro, em Copacabana, onde almeja receber em torno de 100 mil pessoas.

Uma mesa foi formada por Michelle Silva – DPF/Chefe da 1ª Categoria DPU RJ, Prof. Dr. (UFRJ) Babalawô Ivanir do Santos, Dr. Jorge da Silva, José Roberto Tambasco – DPF e pela UniFOA, o Prof Dário Aragão. Tanto para apresentar o livro, quanto a campanha.   

Com parceria do CEAP/DPU/Ford Foudation/ UniFOA, os dois projetos querem chamar à razão da sociedade para o perigo de uma ditadura religiosa em um país como o Brasil, que é diversificado, repleto de crenças e laico. E oferecer uma contribuição não só aos grupos normalmente discriminados quanto a todos os brasileiros e brasileiras que lutam para que o Brasil venha a ser uma nação verdadeiramente harmoniosa e pacífica. 

A campanha foi criada pelos alunos do curso de publicidade e propaganda, através da Aci – agência de comunicação integrada do UniFOA. “Pra nós do curso é muito importante o contato do aluno com o mercado real de trabalho, não só pela prática mas, como no caso dessa campanha, pelo aprendizado. Como docente e coordenadora de estágio, é muito importante porque sinto a responsabilidade pelos cidadãos que eles serão e pelas pessoas que formamos para a vida”, atestou Clarisse Netto – professora do UniFoa e supervisora de estágio do curso de publicidade e propaganda. 

A campanha foi feita em português, espanhol, inglês e francês. Sobre o que é intolerância religiosa. A base foi mostrar a importância da conscientização e da reflexão. Criaram frases e áudios que, de certa forma, que todos tem algum tipo de preconceito e descriminação e, que, às vezes, não percebem. Assim, finalizaram com peças em formato de cartazes com a reflexão “O comportamento que você assume ao ler essa frase define tudo”. É uma campanha coletiva, para reflexão individual.

Um alerta, pois a intolerância religiosa e o racismo, em vez de diminuírem, vêm aumentando de forma acentuada. Com agressões físicas, depredações de templos e outros atos de vandalismo, que assumem níveis alarmantes. “O livro prima por uma nação unida na diversidade”, atestou o autor do guia.

“O Guia e a Caminhada são instrumentos para o fortalecimento das nossas lutas contra o racismo e a intolerância religiosa”, acrescentou o babalawô Ivanir do Santos – que é Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada (CEAP); Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).

“Nos do UniFoa, estamos orgulhosos e empolgados com essa parceria e seu potencial de contribuição para o esclarecimento e combate às desigualdades e preconceitos presentes na nossa sociedade”, atestou Prof. responsável pelo Escritório da Cidadania da UniFOA – Dário Aragão.

O encontro recebeu ainda Maria Cecília Lessa da Rocha (DPF RJ) alunos, sacerdotes, lideranças negras, advogados, entre outros.

“A defensoria pública está empenhada na luta pelo respeito do credo professado por todos os segmentos da sociedade”, afirmou José Roberto Tambasco, defensor público federal, coordenador nacional do GT comunidades tradicionais da DPU.

Foto de Rozangela Silva

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × dois =