Ka’apor: “A floresta é nossa mãe. O território é nossa casa. Eles são nossa vida. Nós que defendemos!”

Conselho de Gestão Kaapor

“São 519 anos de invasão, destruição e ganância de vocês. Sempre com Bíblia, Bala e Boi. Com papel colorido, em branco, escrevendo leis e politicas falsas que nem vocês respeita e cumpre. Elas não servem pra nós. Tudo que vocês pensaram e criaram pra gente até agora não serviu pra gente. Só pra vocês ficarem ricos.

A gente quer falar que todos os guerreiros fortes que vocês mataram estão aqui na mata com a gente no Território Alto Turiaçu no Maranhão. O projeto de vida de vocês nunca vai servir pra nós. Por isso que a gente pediu pra Mair trazer de volta em 2013 nossos Tuxa ta pame – Conselho de Gestão Ka’apor, que orienta nossos Tuxa tekoha ru piha – Conselhos das Comunidades. Nossa Ka’a usak ha ta – Guarda de Autodefesa Ka’apor, está de pé ao lado de cada árvore, animal, rio, tudo que dar vida pra gente aqui.

Os Ka’a mu katu ha rehe usak ixo ame’ĕ ta são os lugares que a gente escolheu pra recuperar e viver que foi destruído por vocês. Ka’a namõ jumu’eha katu – aprendendo com a floresta, que ficamos sábios e fortes pra lutar por um bem viver aqui. Porque Janderuhã ha ka’a rehe – nosso plano de vida está na floresta.

Os madeireiros estão entrando, avançando ainda mais pra dentro do nosso território com apoio de fazendeiros, de vereadores, de prefeitos, de deputados da região, participação de policiais, de organizações que recebe apoio da Vale do Rio Doce, animados com o Presidente Motoserra e o silêncio do governador do Maranhão.

Estamos acampando em várias partes de nosso território. Queremos avisar vocês que não vamos aceitar que a polícia e a justiça de vocês criminalize a gente por defender o presente e o futuro de nossos filhos, a floresta, a vida.”

Tuxa ta pame e Ka’a usak ha ta

Ka’a jande mãi aja saka. Ywy jande rok aja saka. A’e ta jande ke muhã katu.

A’e rehe ka’a rehe jande jasak katu!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

13 + um =