Atingidos de Cachoeira Escura-MG cobram acordo da Fundação Renova

No Mab

Atingidos e atingidas de Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, manifestaram hoje, 27, em frente ao escritório da Fundação Renova na cidade. Foram dezenas de atingidos mobilizados, na tentativa de apressar a Renova para fazer o acordo das indenizações. A população é atingida pelo crime da Vale/Samarco/BHPBillinton na bacia do rio Doce e nesses quatro anos ainda não tiveram acesso às indenizações e aos auxílios emergenciais das pessoas que moram na zona 1 da margem do rio.

Os atingidos iniciaram a manifestação em um dos escritórios da Renova no município às 7 horas da manhã e caminharam até a outra sede. A população se manteve na porta do local durante o dia todo, com cartazes e palavras de ordem, cobrando uma resposta da Fundação.

O distrito de Cachoeira Escura convive hoje com o adoecimento físico e psicológico da população, além do problema da água que chega suja e contaminada para os moradores. Para Izaias Francisco, atingido da região, “essa manifestação foi uma forma de mostrar que a população está acordada, ela não vai esquecer dos seus direitos” afirmou. Ainda segundo Izaias, a Fundação Renova, das poucas indenizações que acertou, fez o pagamento em ordens erradas, com atingidos que se cadastraram mais tarde recebendo antes que aqueles que fizeram o cadastro primeiro. Para ele, “essa é uma forma de manipulação da Fundação, que tenta colocar um atingido contra o outro, desestabilizando a luta”.

Os atingidos e atingidas de Cachoeira Escura seguem em luta pelos seus direitos, frequentemente violados pela Fundação Renova.

Comments (1)

  1. O povo de Cachoeira Escura pede socorro!
    O município ta morrendo.
    Quando será pago?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis + 20 =