CDHM faz visita à terra indígena no Maranhão

Pedro Calvi, CDHM

Para ouvir lideranças indígenas sobre as invasões, assassinatos e violação dos direitos humanos dos povos indígenas da terra Araribóia, parlamentares que integram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e as Frentes Parlamentares Ambientalista e Indígena fazem uma visita, nesta sexta-feira (10), na aldeia Juçaral (MA).

Fazem parte do grupo, os deputados Joenia Wapichana (Rede-RR) e Bira do Pindaré( PSB-MA), representando a CDHM,   Nilto Tatto (PT-SP) e a senadora, Eliziane Gama ( Cidadania – MA). Além de instituições de direitos humanos e povos indígenas do estado.

O requerimento da visita, aprovado nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos (CDHM), é de Joenia Wapichana, também coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Indígenas em conjunto com os parlamentares, Túlio Gadelha ( PDT-PE), Camilo Capiberibe (PSB- AP) e Bira do Pindaré.

No final de 2019, houve acirramento dos conflitos na região, com mortes. Entre elas, do líder guardião da floresta Paulo Paulino Guajajara, de 26 anos. No mês de novembro, lideranças indígenas que sofreram ataques estiveram na Câmara do Deputados reforçando o pedido de apuração e providências sobre os atos de violência.

Em dezembro, Joenia Wapichana e Eliziane Gama, estiveram com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, pedindo proteção aos indígenas e ao território, além da investigação dos atos de violência. O ministro garantiu a presença da Força Nacional na região e a apuração dos casos.

A CDHM é presidida por Helder Salomão (PT/ES).

Foto: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) / Líder indígena Paulo Paulino, 26 anos,assassinado durante uma emboscada de madeireiros.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

doze − onze =