Denúncia contra Glenn é ameaça perigosa ao Estado de Direito, diz New York Times

Para o periódico, acusações contra o editor do The Intercept são ‘sério desserviço’ e ‘ameaça perigosa’

Em Opera Mundi*

A denúncia contra o jornalista Glenn Greenwald pelo Ministério Público Federal (MPF) é um grave ataque à liberdade de imprensa e ao Estado democrático de Direito no Brasil disse o jornal norte-americano New York Times em editorial publicado nesta terça-feira (21/01).

Para o periódico, acusações contra o editor do The Intercept são “sério desserviço” e “ameaça perigosa”.

O texto diz ainda que o jornalista cumpriu com seu papel ao revelar “uma verdade dolorosa sobre os que estão no poder”, especialmente através das reportagens da Vaza Jato, que revelaram o conluio entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato.

“Furar a imagem heroica de Moro foi obviamente um choque para os brasileiros e prejudicial para Bolsonaro, mas exigir que os defensores da lei sejam escrupulosos em sua adesão a ela é algo essencial para a democracia. Atacar os portadores dessa mensagem é um desserviço sério e uma ameaça perigosa ao Estado de Direito”, afirma o editorial.

New York Times também compara os ataques à imprensa no Brasil com o que ocorre nos Estados Unidos de Donald Trump. 

“Infelizmente, atacar uma imprensa livre e crítica se tornou uma pedra angular da nova geração de líderes liberais no Brasil, como nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo”, diz.

Para o periódico, “as acusações de irregularidades são descartadas como ‘notícias falsas’, ou calúnias com motivação política, e o poder do Estado é aproveitado não contra os funcionários acusados, mas contra o repórter”.

O procurador Wellington Oliveira denunciou nesta terça-feira o jornalista Glenn Greenwald na Operação Spoofing por 176 invasões de dispositivo informático e associação criminosa. Segundo o MPF, o jornalista auxiliou e orientou hackers durante o período das invasões. A acusação foi repudiada por diversas entidades e personalidades políticas do mundo todo.

*Com Fórum.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 3 =