Comunidades em conflito no município de Jaqueira/PE recebem Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Por Equipe CPT Palmares/PE

As famílias camponesas do Engenho Fervedouro e Barro Branco, localizadas no município de Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco, receberam visita do Secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado, Pedro Eurico, no último dia 08 de fevereiro. O Secretário foi ao local acompanhado de Diego Barbosa, Secretário executivo da pasta, além de representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) e de Policiais da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco.

A visita foi realizada para averiguar as situações de violações de direitos e as violências ocorridas no conflito fundiário envolvendo a empresa Negócio Imobiliária S/A, arrendatária das terras da desativada Usina Frei Caneca, onde vivem as famílias dessas comunidades.  

Na ocasião, os camponeses e camponesas, que vivem no local há mais de cinquenta anos, relataram à comitiva episódios de violência os quais foram vítimas, fazendo uma retrospectiva do conflito. Foram relatadas situações de intimidações, destruições e queimadas de lavouras, destruição de fontes d’água, ameaças e perseguições, além de esbulho de suas posses, por meio do cercamento das terras onde plantam os/as agricultoras/es para colocar o gado da empresa.

Segundo informações locais, diante das descrições dos episódios de violações de direitos, o Secretário Pedro Eurico declarou que o Governo do Estado e as Secretarias que tratam de temas agrários estariam empenhados em fazer o possível para buscar solucionar o caso. A visita da comitiva animou as famílias, que esperam que o Governo do Estado “cumpra o seu papel”, como apontaram na ocasião, investigando e combatendo as ações de violências denunciadas.  

Imagem: Equipe CPT Palmares/PE

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − nove =