Vencedores do “Nobel Alternativo” pedem proteção às terras dos povos indígenas

Vencedores do “Nobel Alternativo” enviaram hoje uma carta dirigida ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, expressando “profunda preocupação com a segurança dos indígenas” e pedindo ação urgente.

Survival International

A carta foi assinada pela Fundação Right Livelihood e por laureados do prêmio conhecido como o “Nobel Alternativo” entre eles, o bispo do Xingu Dom Erwin Kraütler que luta há décadas junto dos povos indígenas, a ativista ambiental Greta Thunberg, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Vandana Shiva, David Suzuki, Nnimmo Bassey e a Survival International.

A carta conjunta cita a nomeação de Ricardo Lopes Dias como Coordenador Geral do Departamento para Índios Isolados e Recente Contato da FUNAI como uma perigosa decisão. O Sr. Lopes Dias é um missionário evangélico e sua nomeação apresenta um grave risco de genocídio dos indígenas isolados – os povos mais ameaçados do planeta. 

Davi Kopenawa Yanomami, também citado na carta, tem recebido graves ameaças por denunciar atividades de mineração ilegal em seu território e por lutar pela proteção de sua floresta.

Em dezembro, Davi Yanomami recebeu o prêmio Right Livelihood de 2019. Ele liderou por 20 anos a campanha de seu povo pela demarcação de sua terra que forma hoje, junto do território Yanomami da Venezuela, a maior área de floresta tropical protegida por indígenas em todo o mundo.

Davi disse: “Nós, os povos da planeta, precisamos proteger nosso patrimônio cultural, como Omame [nosso criador] nos ensinou para viver bem cuidando de nosso lugar para nossas futuras gerações continuarem a usar.”

O número de ataques e assassinatos de indígenas subiu drasticamente desde a eleição do Presidente Bolsonaro. Ele “declarou guerra” contra os povos indígenas e está tentando roubar as terras indígenas para que atividades de agronegócio, mineração e outras sem o consentimento dos indígenas. Ao redor do país, os povos indígenas estão resistindo contra esses ataques e lutando para continuar a proteger seus territórios sem os quais não podem sobreviver. 

A carta pede ao ministro que garanta a segurança de Davi Kopenawa Yanomami e dos outros funcionários da Hutukara Associação Yanomami, a retirada definitiva dos garimpeiros ilegais do território Yanomami e a proteção dos direitos dos povos indígenas a nível nacional, especialmente dos indígenas isolados, mantendo a política do não-contato praticada pela FUNAI desde 1987.
 
O Prêmio Right Livelihood foi criado em 1980 e celebra-se anualmente para homenagear pessoas que trabalham na busca de soluções para as mudanças mais urgentes e necessárias do mundo atual.

Davi Yanomami mostra carta dirigida ao ministro Sergio Moro expressando “profunda preocupação com a segurança dos indígenas” e pedindo ação urgente. ©Right Livelihood

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis + 12 =