TO: MPF consegue na Justiça manutenção da posse das terras para Comunidade Quilombola “Ilha de São Vicente”

A ré, Edelves Fernandes, não possui título de propriedade do imóvel

Procuradoria da República no Tocantins

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu junto à Justiça Federal a condenação de Edelves dos Passos de Carvalho Fernandes a não perturbar ou causar qualquer transtorno à Comunidade Quilombola “Ilha de São Vicente”, em Tocantins (TO). A sentença também determina que a terra ocupada seja mantida sob a posse da comunidade.

O processo foi instaurado em virtude do pedido formulado por Fátima Barros, representante da Comunidade Quilombola, solicitando a intervenção do MPF no processo judicial, que envolvia o direito de posse de integrantes da comunidade tradicional, em trâmite na Comarca do município de Araguatins (TO), com o objetivo de reintegração de posse ajuizada por Edelves dos Passos de Carvalho Fernandes. O direito à posse coletiva da terra da comunidade quilombola foi ameaçado por Edelves Fernandes, que se utilizando de título executivo judicial viciado, pretendia desapossar a comunidade da parcela do seu território.

A Justiça Federal julgou procedentes os pedidos para determinar a manutenção da Comunidade Quilombola “Ilha de São Vicente” na posse deste território e a condenação Edelves dos Passos de Carvalho Fernandes a não perturbar ou causar qualquer transtorno à Comunidade tradicional, sob pena da imposição de multa em caso de descumprimento.

Veja aqui a íntegra da sentença.

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × cinco =