Assembléia Nacional de Resistência Indígena

Em Comissão Guarani Yvyrupa – CGY

Vivemos tempos de novas ameaças. A pandemia da Covid-19 chegou para piorar o quadro de violências sofridas pelos povos indígenas. Apenas no último ano, 150 terras indígenas sofreram cerca de 160 invasões; crimes cometidos por grileiros, madeireiros, missionários e garimpeiros se agravaram devido incentivos do Governo Bolsonaro. Além dos assassinatos de lideranças indígenas que tem crescido nos últimos anos, agora o novo coronavírus também está nos matando. Em menos de 2 meses, 26 povos indígenas estão sendo afetados diretamente pela Covid-19. Já são mais de 30 parentes mortos e mais de 140 contaminados de norte a sul do país.

Diante de novas ameaças, precisamos repensar nossas estratégias de luta. Nesse sentido, a APIB e suas organizações de base convocam a Assembleia Nacional de Resistência Indígena. Depois de ocuparmos as redes e demarcar milhões de telas com a 16ª edição do Acampamento Terra Livre, convocamos a Assembléia Nacional de Resistência Indígena. Queremos construir junto das organizações indígenas nossas estratégias de combate ao Covid-19. Devido a ação criminosa do Governo Federal de incentivar a propagação do vírus, o mês de maio deve ser um período de aumento no número de contágio e, consequentemente, óbitos. Parentes, esse vírus não é uma gripezinha e precisamos nos preparar.

Nos encontraremos nos dias 8 e 9 de maio nas redes da @apiboficial das 9h às 18h. Não nos calaremos diante das ameaças que a Covid 19 representa para nossa sobrevivência.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

10 + 13 =