Comissão Guarani Yvyrupa confirma morte de indígena guarani por Covid-19

Nelson Lin, RádioAgência Nacional

A Comissão Guarani Yvyrupa confirmou na noite dessa terça-feira (05), o falecimento de uma criança indígena Guarani de um ano por Covid-19. A morte aconteceu no dia 21 de março, na Terra Indígena Tenondé Porã, no bairro de Parelheiros, que fica no extremo sul da cidade de São Paulo. Mas o resultado do exame só saiu ontem, um mês e 13 dias após a morte.

Ainda de acordo com a Comissão, outras crianças da mesma aldeia também tiveram a síndrome respiratória aguda grave sendo que algumas foram internadas em UTIs. Uma mulher adulta da aldeia também testou positivo para a doença.

Segundo a comissão, historicamente as pandemias foram responsáveis pela exterminação de muitos povos indígenas e por isso eles apelam para que os indígenas continuem em isolamento nas aldeias e também pedem doações para o próprio sustento.

No site, há uma lista de locais para fazer doações aos povos indígenas que ficam na região Sudeste. São cerca de 200 aldeias indígenas de diversas etnias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Até agora já foram confirmadas 30 mortes por Covid-19 nos povos indígenas em todo o país.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × quatro =