Nota do MAB sobre barragens em risco na Bahia

No Mab

Na última semana, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), acionado pelas lideranças do Quilombo Rio dos Macacos em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, na Bahia, tem acompanhando com preocupação a situação de algumas barragens na região.

Devido a fortes chuvas e abandono das barragens pelos órgãos responsáveis, no último dia 4 de maio, rompeu a barragem de Salú, trazendo transtornos para a população do território.

No início dessa semana (dia 11/05) a Barragem no Rio dos Macacos, de responsabilidade da Marinha de Guerra do Brasil, apresentou uma grande fissura em sua estrutura, colocando em risco cerca de 300 famílias. Além disso, há outras 4 barragens nesse território, todas cheias e que podem romper, atingindo os municípios de Salvador e Simões Filho.

As lideranças do quilombo já denunciaram aos órgãos públicos a situação em que se encontra a barragem e nada foi feito. O MAB demonstra bastante preocupação com a situação na região. Entendemos que as famílias do Quilombo Rio dos Macacos e das demais comunidades que estão em torno das barragens estão correndo riscos de alagamentos e de vida.

Diante disso, sugerimos que os órgãos competentes comecem o processo de evacuação das famílias em risco, que haja avaliação sobre tais barragens e que as devidas providências sejam tomadas.

Águas para vida, não para morte!

Comments (1)

  1. Estamos numa situação que MATAR OS POBRES FAZ PARTE DO PROGRAMA DE GOVERNO FEDERAL E ELITE CRUEL.
    TEMOS QUE GRITAR SOBRE OS RISCOS!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × 2 =