Nota de Repúdio sobre veto à participação da COIAB em reunião da OEA

São Gabriel da Cachoeira (AM), 07 de agosto de 2020

A Foirn – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – entidade que representa 750 comunidades indígenas de 23 etnias no Amazonas, vem a público manifestar sua profunda indignação com o veto do Governo Brasileiro à participação da liderança Nara Baré na 3ª Semana Interamericana de Povos Indígenas, na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Como coordenadora executiva da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Nara falaria hoje de forma virtual sobre o tema “Covid-19 e Resiliência dos Povos Indígenas”. Entretanto, o governo brasileiro silenciou a voz da nossa liderança, em um ato explícito de racismo institucional e censura.

“Diante de todas as violações de direitos, o governo brasileiro agora tenta impedir que nós lideranças indígenas da Amazônia possamos falar nas instâncias internacionais sobre o que estamos passando no Brasil com a pandemia do novo coronavírus. Sobre o descaso e a negligência que o Governo brasileiro nos trata”, enfatiza Marivelton Barroso, também do povo Baré.

Conforme explicou a nota de repúdio da Coiab, Nara teria o papel de informar ao Conselho Permanente da OEA, e outros convidados da sessão, sobre os impactos da Covid-19 entre os povos indígenas, e como as organizações e comunidades estão combatendo o vírus por sua iniciativa própria. Jaime Vargas, presidente da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE) também teve sua participação vetada.

O Conselho Permanente da OEA é composto de um representante de cada Estado membro e se reúne regularmente em Washington (EUA). Executa as decisões da Assembleia Geral, exercendo importantes funções políticas em conformidade com a Carta Democrática Interamericana, e servindo como um fórum político de discussão. A OEA é o mais antigo organismo regional do mundo, fundada em 1948 com o objetivo de promover relações pacíficas nas Américas.